fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Qual é a função da CPA (Comissão Própria de Avaliação)?

A CPA tem uma função consultiva. Somos a comissão que "consulta" todos os envolvidos nos processos da IES para saber em que pontos está sendo feito um trabalho construtivo e em que aspectos ainda podemos melhorar.

Desta forma, desenvolve-se um trabalho de conexão entre os interessados (comunidade externa, docentes, discentes e funcionários) e as equipes de direção e coordenações, proporcionando assim, um ambiente de diálogo e de priorização de resultados.

Os objetivos da CPA:

  • Promover a participação de toda a comunidade no processo de avaliação institucional; 
  • Apontar as potencialidades e as limitações da Faculdade em suas políticas acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), políticas de gestão e infraestrutura.

A missão da CPA:

A CPA da FABE busca identificar os desejos acadêmicos na relação com o cotidiano da instituição, tendo em vista princípios e objetivos da formação que se desenvolve entre conhecimento científico e cultural, nos valores éticos, políticos e estéticos, na socialização e construção de conhecimentos e no diálogo constante entre diferentes visões de mundo.

 

Equipe de Membros da CPA

 Nome

 Condição

Priscila Battistella

 Coordenadora da CPA

Gustavo Polis

 Representante Docente

Cassiana Poletto Perin

 Representante Discente

Miriam Pressi

 Representante Técnico Administrativo

Maria Angélica de Albuquerque

 Representante da Sociedade Civil Organizada

 

MELHORIAS LEVANTADAS PELA CPA 2024-1

Em termos de infraestrutura:

  • Estacionamento maior e mais iluminação;
  •  Mais tomadas;
  • Sonorização dos data shows é precária;
  •  Quentinhas para água de chimarrão;
  • Uso do Fab Lab;
  • Conexão da Internet;
  • Melhoria de brindes para acadêmicos.

Respostas:

  • A secretaria empresta réguas e extensões para as tomadas. Observe a bateria dos computadores;
  • Os datashows serão gradativamente substituídos por televirores;
  • Está sendo negociado um patrocínio para as quentinhas de chimarrão. Há chaleiras na cozinha, basta pedir na secretaria;
  • Segundas e terças tem aula das pós no FabLab. Em outras noites, está livre para uso comum. Usem mais o espaço da biblioteca e outros ambientes da FABE;
  • Foram revisados os roteadores. Ao entrar na sala de aula, ative novamente o wi-fi do seu aparelho;
  • A IES sempre fornece brindes aos seus alunos, e isso é um item que passa por melhorias constantes;
  • Café e chá no intervalo também são presentes e foram uma solicitação da CPA.

 

Em termos didático-pedagógicos:

  • Devem disponibilizar as notas e faltas com antecedência;
  • Material didático: é de suma importância que ele esteja revisado e isento de erros;
  • Didática de certos professores;
  • O número de créditos das matérias (mais importantes + créditos);
  • Disciplinas importantes não devem ser online;
  • Atividades que propiciem maior desenvolvimento da argumentação e oratória;
  • Mais trabalhos / atividades / simulados orais.

 Respostas:

  • O quadro docente é constantemente relembrado sobre a importância de manter o quadro de notas e de presenças atualizado;
  • Reforçou-se a importância da revisão do material usado pelo quadro docente;
  • Didática é uma questão pessoal e subjetiva, ou seja, envolve opiniões, sentimentos e interpretações pessoais;
  • Todos os docentes da FABE têm formação e são altamente capacitados para ocuparem as posições que ocupam, além de serem profissionais atuantes em suas áreas de ensino;
  • O processo de aprendizado acontece muito além do que é visto em sala de aula;
  • O Projeto Pedagógico Institucional e o Projeto Pedagógico dos Cursos da FABE estão em processo de revisão; haverá mudança na oferta das disciplinas;
  • A faculdade dispõe de eventos, palestras, rodas de conversa, professores convidados e aulas magnas para todos os alunos, além da Mostra Científica. Entretanto, percebe-se que quando há eventos assim, a adesão é baixíssima. O quadro discente, que seria o mais interessado, ou não participa, deixando os convidados sem nenhum tipo de questionamento, ou há um grande número de faltantes;
  • Ouvimos e concordamos com a importância dessas atividades. Agora queremos a participação ativa dos alunos e alunas.

 

 Ações que a FABE realizou em 2024 que foram solicitações de outras CPA´s:

Rota FABE: transporte para os alunos no caminho entre Guaporé e Marau. Se você tem interesse, busque pela coordenação do seu curso; 

Centro de Atendimento Socioassistencial à PCD: uma obra importante que confirma o compromisso de toda a comunidade marauense com a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Tem por objetivo preparar pessoas com deficiência para a autonomia e independência com vistas à sua plena inserção na sociedade e no mercado de trabalho através de atendimento socioassistencial, atividades psicomotoras, projetos recreativos, atividades de Transição para a Vida Adulta (TVA) e oficinas de capacitação para o mercado de trabalho; 

Limpeza e segurança terceirizada: a fim de garantir maior segurança e mais conforto para toda a comunidade da FABE, a IES agora conta com uma empresa terceirizada de limpeza dos prédios e de segurança; 

Cursos de pós-graduação: a FABE está ofertando diversos novos cursos de pós-graduação, com professores que são profissionais atuantes no mercado de suas especializações. São formações continuadas para que todos os egressos tenham acesso às últimas atualizações mercadológicas.

 

Pesquisas CPA

Em junho foi realizada uma pesquisa com os discentes, avaliando os aspectos institucionais e de infraestrutura referentes ao primeiro semestre do ano. 

Em setembro de 2024, foi realizada uma pesquisa com a sociedade civil de Marau, com o intuito de entender quem são as pessoas que conhecem a FABE e que tipo de relação existe entre o município e as pessoas. Essa pesquisa foi realizada juntamente com a pesquisa do TOP OF MIND, em parceria com a ACIM. O dados estão sendo tabulados e analisados, e em breve divulgaremos os resultados.

Em novembro, a comunidade interna será pesquisada. Discentes, docentes e técnicos administrativos irão responder sobre os aspectos institucionais e de infraestrutura. 

Para 2025, está sendo criado um formulário de pesquisa que contemple os discentes egressos da IES, com o intuito de compreender o caminho profissional percorrido pelos ex-alunos, além de entender quais são os impactos sociais que a FABE tem na vida profissional de cada um.

A FABE É DE TODOS NÓS!