fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Vestibular - Redação

Vivemos num tempo que favorece o empreendedorismo em diversos setores, sendo o agronegócio uma fonte crescente de oportunidades. Apresentamos aqui um breve artigo que contempla um posicionamento sobre a temática.

Assim, após a leitura deste texto motivadore com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o temaEmpreendedorismo no agronegócio, apresentando seu ponto de vista selecionando seus argumentos de forma organizada e coerente com o tema.

O agronegócio é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira e movimenta milhões de reais todos os anos.

Mesmo sendo um mercado considerado tradicional e conservador, cada vez mais os empresários envolvidos com a agricultura e a pecuária percebem a necessidade de modernização. Isto permite que se mantenham competitivos e atendam às exigências dos consumidores.

Esse cenário faz com que surjam diversas oportunidades para quem deseja empreender no setor. O agronegócio consiste na rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária.

Isso significa que ele inclui as atividades desenvolvidas por fornecedores de insumos e sementes, equipamentos, serviços, beneficiamento de produtos, industrialização e comercialização da produção agropecuária.

A tecnologia chegou ao campo e contribui para aumentar os resultados do agronegócio no Brasil. Por exemplo, na mecanização da lavoura, na aplicação de agricultura de precisão, em dispositivos móveis, drones, GPS, sensores e aplicativos.

Segundo levantamento da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas do Brasil usam algum tipo de inovação tecnológica em seus processos produtivos.

O maior reflexo disso é o surgimento de várias startups dedicadas a produzir inovações para esse segmento — as chamadas agritechs.

Tudo para embasar as decisões dos empresários do agronegócio; assim, eles podem pensar estrategicamente, analisando informações, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Nem só de grandes plantações vive o agronegócio. Por exemplo, nos últimos anos, o governo federal criou diversos programas para auxiliar pequenos e médios produtores rurais. Assim, ajudando a se modernizarem e aumentarem suas produções.

Muitos produtores apostam na agricultura sustentável e orgânica. Isto permite a comercialização de produtos certificados por órgãos ambientais, o que permite atingir a parcela da população que consome itens naturais, cuja produção não agride o ambiente.Outros investem em animais de pequeno porte para venda da sua carne e de seus derivados.

O consumidor final é sempre a engrenagem mais importante do agronegócio. 

Retirado de: < https://sebraemg.com.br/dicas-empreender-agronegocio/>. Acesso em: 16 ago. 2023.

Powered by BreezingForms