Ferramentas de Acessibilidade

Profª Dra. Roberta Bassani Federizzi
E-mail: roberta.federizzi@fabemarau.pro.br

MODALIDADE:

• Presencial / Híbrido (20%)
  • Encontros quinzenais nas segundas e terças das 19h às 22h30min

INSCRIÇÕES ABERTAS!

CARGA HORÁRIA TOTAL: 390 horas.
DURAÇÃO: 18 meses.

OBJETIVO GERAL:

Capacitar e  promover o conhecimento dos processos de implementação de práticas inclusivas em ambientes diversos, através de múltiplas abordagens, para os Transtornos do Espectro Autista e outras condições.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Contribuir para a continuidade de formação de profissionais na área, levando-os à busca ativa de soluções para os desafios cotidianos, por meio da implementação de práticas inclusivas eficazes;
  • Compreender as demandas em relação à inclusão de crianças autistas para realização de um trabalho efetivo;
  • Especializar profissionais   para atuação e intervenção no contexto em que atuam.

DISCIPLINAS:

• Transtorno do Espectro autista TEA: Aspectos históricos, características diagnósticas e caminho para tratamento.
  • Desenvolvimento da criança autista: Analisando os aspectos físicos e buscando os benefícios na psicomotricidade para o desenvolvimento.
  • Atraso na fala: A rotina de estímulo para desenvolver essa habilidade.
  • Inserção na escola: Como incluir a criança autista? Estratégia técnicas e métodos.
  • O autista e seu corpo. A importância da Terapia Ocupacional para o desenvolvimento sensorial e motor.
  • Adaptação curricular: O papel do professor na inclusão do estudante autista. Os desafios e caminhos que podem ser construídos.
  • Tratamento Padrão Ouro: O que é ciência ABA, como pode ser aplicada e sua inserção no âmbito, familiar, escolar e social.
  • Transtorno do Espectro Autista: Compreendo o funcionamento do cérebro nestes pacientes. Olhar médico sobre o transtorno.
  • A importância dos aspectos motores no desenvolvimento da criança autista.
  • O brincar funcional na criança autista: Técnicas e estratégias de como alcançar esta habilidade.
  • A família da criança autista: Do luto a aceitação, caminho a ser construído com os pais.
  • Oficina construir: Produzindo materiais alternativos para o trabalho em sala de aula. Da rotina a atividade de adaptação curricular.

O Curso é dirigido para professores e gestores de todos os níveis e modalidades de ensino (educação infantil, ensino fundamental, médio e superior), psicopedagogos, psicomotricistas, graduados ou pós-graduados em Educação Especial, profissionais da saúde e das demais áreas do conhecimento.

PS AUTISMO Feed

Entre em contato conosco pelo número (54) 98439-1019 e tire suas dúvidas! INSCREVA-SE!