fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Destaques

Docente FABE lança obra “Histórias do Velho Povoado do Tope"

Na noite de 28 de junho, o autor e docente da FABE Josué Frizon, promoveu um bate-papo de lançamento de sua obra “Histórias do Velho Povoado do Tope – Pela voz de Zulmira e pelas mãos de Maneco Schell”, com os debatedores Elizandro Todeschini, Marcel Andreata de Miranda, Débora Nunes de Sá e Diego Ecker.

Doutor em Letras pela UFRGS, professor do Colégio Franciscano Cristo Rei e do Colégio Gabriel Taborin. Também atua como Docente na Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (Fabe Marau). Graduou-se em Letras pela Universidade de Passo Fundo, onde cursou Mestrado tendo como enfoque a obra do escritor gaúcho Josué Guimarães. Em 2005 iniciou uma coleção de itens antigos que reúnem um pouco da memória do povoado do Tope e da região. O acervo está instalado na casa familiar, na Cabanha Frizon. Apaixonado pelos livros, por memórias e pela natureza, escreve sobre o Tope e a Terra do Divino, lugar que o viu crescer. Entre suas inspirações estão Simões Lopes Neto, nascido em Pelotas (RS), e o português Miguel Torga, também contista. Divide seu tempo entre as atividades docentes e a vida no campo, plantando árvores, cuidando do jardim e do capitel, pesquisando e resgatando memórias do seu povo e da sua gente.

Para a Prof.ª Dra. Carla Simone Rodeghero, do Departamento de História da UFRGS, o “livro do Josué” “é uma espécie de contrapartida, de retorno e agradecimento a todas as pessoas que lhe contaram suas memórias, seus documentos, os objetos antigos e o gosto por recuperar como era o Tope e como ele se transformou ao longo do tempo. Josué reúne ricos indícios que instigam a pensar nas tantas vidas vividas na localidade e em torno dela; nos impulsiona a reconhecer o valor da curiosidade, a importância do diálogo intergeracional e a educação para a cidadania”.

Toda a equipe FABE parabeniza o autor, nosso querido Professor Josué, pela belíssima obra!

Categoria: