Pesquisa é ação que tem como objetivo ampliação de conhecimentos. Normalmente ela parte na busca para a solução de um problema, também pode ser motivada pela curiosidade e muito especialmente pelo prazer de aprender.
Assim a FABE apresentou nos dias 28 e 29 de novembro a V edição da sua Mostra Científica.
De acordo com a coordenadora acadêmica e organizadora da Mostra, Roberta Bassani Federizi, o ensino superior é formado por três pilares: o ensino, a extensão e a pesquisa. Por isso 95% da produção científica feita no Brasil acontece dentro das universidades, onde os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social. “A pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento e informações, é base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural. É importante que as Instituições de Ensino Superior promovam encontros para que os pesquisadores possam socializar suas produções científicas, dando visibilidade aos experimentos e temas no intuito da propagação do conhecimento”, ressalta a coordenadora.
No dia 28, os participantes e visitantes puderam acompanhar a palestra da mestra em Administração, Márcia M. S. Perin, atualmente Gerente de Projetos TecnoTri, além da Exposição e apresentação dos pôsteres no Espaço Conviver da instituição.
No dia 29, ocorreu um debate com o tema “Conecte-se com a pesquisa e transforme seu futuro” com a presença dos professores responsáveis pela pesquisa da IES, Profª Ms. Raquel Ferlin, Prof. Ms. Marlon Cucchi, Prof. Ms. Guilherme Machado, Prof. Dr. Edemilson Brandão como debatedor e a Prof. Patrícia Reichert (representante da SME).
Fotos: Liliana Crivello/Fabe