Shark Tank da FABE

Shark Tank é uma série de game show norte-americana, que mostra empreendedores que vão ao programa apresentar as suas ideias de negócio a potenciais investidores a fim de obter destes financiamento. A versão brasileira do programa, estreou no Canal Sony, da TV paga, no dia 13 de outubro de 2016, às 21h. A proposta é que os participantes vendam suas ideias para os tubarões, os jurados, e, se eles gostarem, investem no candidato. Os jurados são os empresários João Appolinário, Cristiana Arcangeli, Robinson Shiba, Sorocaba, Carlos Wizard Martins e Camila Farani.

Inspirados no programa, os professores Marlon Bissani Cucchi que ministra a disciplina de Empreendedorismo e Inovação e Neimar Francisco Perin a disciplina de Gestão de Vendas II, desafiaram o alunos a criarem seus negócios e apresentarem aos tubarões convidados. A apresentação aconteceu no dia 28 de novembro, do auditório do prédio A da FABE. Os tubarões convidados foram Gustavo Ferreira, sócio fundador e diretor da Innovativa, Diorges Cerutti, CEO da Viabiliza e Jonathan Tebaldi, CEO da Criativando. Jonathan Tebaldi é natural de Nova Bassano e ficou conhecido após ter participado da 4ª temporada do programa.

Ele criou uma marca de papéis de parede, que têm o diferencial de se conectarem com um aplicativo que mostra detalhes do design. Ele pediu R$ 300 mil em troca de 5% de participação em sua empresa. As empresas apresentadas pelos alunos foram: turismo rural, abajur sustentável, serviço de vigilância, barbearia com lavagem de carro, fruteira com reaproveitamento de produtos, vinho artesanal, clube de dança e serviço em assessoria de gestão de propriedades rurais.

A oportunidade foi muito válida para os alunos que receberam feedbacks dos seus negócios com o objetivo de serem rentáveis. Para o público que acompanhou foi um experiência válida de colocar em prática os conteúdos de gestão ensinadas em sala de aula.