Durante a 16ª Expomarau aconteceu a 2ª edição do Fórum do Agronegócio promovida da FABE e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau – ACIM. Três cadeias produtivas de Marau e região foram destacadas com os temas principais neste ano; grãos, leite e proteína animal.
O evento foi aberto oficialmente na sexta-feira, 11 de outubro teve a participação do Diretor da FABE, Ernani Luis Welter, Presidente da Associação Comercial, Serviços e Agropecuária de Marau, Gustavo Ferreira, Presidente da Comissão Organizadora da Expomarau, Paulo Cesar Volf, Presidente do Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Marau, Rodrigo Coradi, Secretário Municipal da Agricultura de Marau, Ademir Durante, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Marau, Silvio Augusto Confortin, Presidente da Câmara de Vereadores , Josiane Bedin e o Prefeito de Marau, Iura Kurtz.
Durante a abertura foi realizada homenagem a um dos maiores Pesquisadores da Agricultura no Brasil, Doutor Dirceu Gassen que faleceu dia 03 de setembro de 2018 em razão de câncer. A esposa Elaine e as filhas Thais e Tainara estiveram presentes para receber a homenagem.
A primeira palestra foi com a pesquisadora Leila Costamilan que abordou sobre manejo de ferrugem de soja. Ainda na área de grão a pesquisadora Claudia Adriana Görgen falou sobre o uso de remineralizadores na agricultura.
No sábado, dia 12 de outubro, o fórum destacou os temas leite e proteína animal. O engenheiro agrônomo, Agustinho Bottega palestrou sobre o uso farelo de soja extrusado semi-integral em dietas de vacas de alta produção de leite. O Zootecnista Jaime Eduardo Ries explanou sobre as Instruções Normativas 76 e 77: novas regras para a produção de leite.
No último turno do evento, ou seja, no sábado à tarde o médico veterinário, Adriano Arboit tratou sobre estratégias nutricionais e de manejo no período de transição. Para encerrar aconteceu palestra sobre sustentabilidade na cadeia de proteína animal e tendências do mercado com a Gerente de Inteligência de Mercado da BRF, Sarah Petra Frick Dare e com o Gerente de Remuneração e Sustentabilidade Agropecuária – Paulo Celestino Rossato.
De acordo com a Comissão Organizadora, a primeira avaliação foi positiva pelos temas abordados e pelo andamento da organização. Nas próximas semanas será feita avaliação entre os promotores do Fórum, bem como, com a Comissão Organizadora.