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Acadêmicas de Pedagogia participam de diálogo sobre a complexidade da docência na primeira infância

A atividade realizada dia 25/11 na disciplina de Projeto Integrador II, sob a orientação da Prof.ª Me. Silviani Teixeira Poma, proporcionou um encontro enriquecedor entre acadêmicas do curso de Pedagogia e três Pedagogas que dedicam sua trajetória profissional ao trabalho com criançs em idade inicial de escolarização. Aline Aguirre, EMEI Pequeno Aprendiz (escola pública urbana); Joana Ercila M. Moraes, EMEF Agostinho Mistura (escola pública rural); e Maikeli de Oliveira Saggin, Colégio Gabriel Taborin (escola rede privada), compartilharam experiências que evidenciam a complexidade e a beleza do trabalho docente na Educação Infantil.

Durante o encontro, foram discutidos temas centrais para a prática docente na Educação Infantil, destacando-se o papel estruturante do brincar no desenvolvimento cognitivo, motor, emocional, social e cultural das crianças. As palestrantes enfatizaram que a aprendizagem depende da construção de vínculos e da participação efetiva das famílias. Também abordaram as distinções entre os contextos urbano e rural, a relevância do conhecimento da legislação educacional e a necessidade permanente de formação continuada. Os desafios da inclusão — envolvendo alunos com deficiência e crianças imigrantes — foram apresentados como parte integrante do cotidiano escolar, ressaltando o valor da escuta sensível e do olhar atento do professor para identificar sinais e realizar encaminhamentos adequados. Por fim, discutiram-se a transição para o Ensino Fundamental, o papel da gestão escolar e a importância das monitoras no apoio ao trabalho pedagógico.

A atividade reforçou que a Educação Infantil é a fase em que as crianças mais aprendem e constroem bases essenciais para seu desenvolvimento, valorizando práticas como contação de histórias, experiências lúdicas, atividades ao ar livre, música e criatividade. A troca de vivências inspirou as acadêmicas e reafirmou a grande responsabilidade e o impacto social da docência na primeira infância.