INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
O Curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação teve sua autorização de funcionamento do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 96/16, publicada no DOU de 22 de abril de 2016
COORDENAÇÃO:
Prof. Eu. Vítor Paulo Ribeiro Machado
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
OBJETIVO GERAL:
Formar um profissional do agronegócio com senso crítico e ético e com competências que possibilitem o desenvolvimento do setor, com domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Formar para atuar com princípios éticos, legais, humanistas e de responsabilidade socioambiental;
Assegurar a formação de profissionais capazes de dominar os processos de gestão de toda a cadeia produtiva do agronegócio desde o beneficiamento, armazenamento, logística e distribuição;
Garantir ao profissional o conhecimento dos órgãos de apoio, de fomento e de assistência técnica do agronegócio;
Permitir aos egressos condições de atuação junto aos órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa, bem como o prosseguimento dos estudos em nível de pós-graduação.
PERFIL DO EGRESSO:
O Tecnólogo em Agronegócio é formado para auar no mercado de forma dinâmica, ética e consciente das questões ambientais, sociais e ambientais. Também atuou como empreendedor, gestor, consultor ou assessor em organizações rurais, como cooperativas, agroindústrias e unidades de produção do agronegócio. O Tecnólogo em Agronegócio é um profissional capacitado para desenvolver as competências de:
a) gerenciar organizações rurais e prestar assessoria administrativa;
b) elaborar estudos de viabilidade econômica de empreendimentos agroindustriais;
c) viabilizar soluções tecnológicas para auxiliar e desenvolver o agronegócio;
d) liderar equipes e tomar decisões corretas;
e) entender a necessidade de continuidade e aperfeiçoamento profissional.
DURAÇÃO:
6 semestres
RECURSOS DISPONÍVEIS:
A FABE Marau é estruturada por dois prédios (A e B); 26 salas de aula; dois mini auditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com Datashow fixo; biblioteca com mais de 20.000 exemplares; sala de coordenação com duas ilhas de trabalho, na qual os docentes estão dispostos em formato colaborativo; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.
CORPO DOCENTE:
Profa. Dra. Claudia Piccolotto Concolatto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1996). Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos pela ULBRA (2000). Formação em Psicanálise pelo PROJETO Associação Científica de Psicanálise (2004). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) com ênfase em gestão de pessoas e relações de trabalho. Doutoranda pelo mesmo programa de pós graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação. Membro da comissão de Ensino do PROJETO Associação Científica de Psicanálise e Humanidades. Assessora acadêmica do núcleo de transmissão da psicanálise e Coordenadora do núcleo de trabalho e subjetividade do PROJETO Associação científica de psicanálise. Atua na área clínica desde 1997 em consultório particular e em consultoria na área de psicologia do trabalho. Tem publicado artigos e atua em pesquisas nos seguintes temas: relações de trabalho e subjetividade; violência no trabalho; interfaces entre psicanálise e administração. Membro do Observatório Internacional de Carreiras (OIC) vinculado ao PPGA/EA/UFRGS.
http://lattes.cnpq.br/0110188992302787 |
Prof. Me. Guilherme Pavan Machado
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, pela Faculdade Meridional (2018). Graduado em Direito (2016), com ênfase em Direitos Fundamentais, Direito à Saúde e Orçamento Público. Advogado trabalhista. Experiência em docência do Ensino Superior, núcleo de práticas jurídicas, treinamentos, implantação e suporte para programas de compliance trabalhista. Coordenador do Curso de Direito da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE Marau.
http://lattes.cnpq.br/6631982107745137 |
Profa. Ma. Janielen Pissolatto Deliberal
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2014). MBA em Gestão com ênfase em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, em andamento. MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2010). Consultora Empresarial.
http://lattes.cnpq.br/7422718362914466 |
Prof. Me. Jonas Balbinot
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestre em História pelo programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo - PPGH-UPF (2008). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo UPF (2005). Desenvolve pesquisas relacionadas a história política e história regional, com ênfase em relações de poder e história do Rio Grande do Sul. É professor da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ensino de História.
http://lattes.cnpq.br/5693516787737194 |
Prof. Dr. Josué Rodrigues Frizon
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutor em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Letras (Universidade de Passo Fundo, 2014); Licenciatura em Letras Português/Inglês e Literaturas (Universidade de Passo Fundo, 2009).
http://lattes.cnpq.br/1181456863935552 |
Prof. Me. Lucas Augusto da Silva Zolet
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, IMED (2016). Especialista em Direito Público, FDDJ (2015). Graduado em Direito, com ênfase em direito empresarial pela IMED (2013). Avaliador INEP/MEC. Servidor Público do Estado do Rio Grande do Sul. Advogado (OAB/RS).
http://lattes.cnpq.br/7325891592510047 |
Prof. Esp. Márcio Antônio Ferlin
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação como Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1992) e Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação dos Administradores do RS (2002). Coordenador de Controles Agropecuários na BRF S/A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cadeia de Suprimentos, Qualidade e Produtividade, Contabilidade e Sistemas de Gestão.
http://lattes.cnpq.br/5519510986186905 |
Prof. Me. Marlon Bissani Cucchi
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2015). Possui Pós-Graduação Internacional em Administração pela School of Business Administration University of Miami (2013). Pós-Graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - FGV (2012). Graduado em Administração Industrial pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE (2010). É Administrador sob registro no CRA/RS nº 35.789 na empresa Cucchi Indústria Metalúrgica Ltda na cidade de Marau/RS.
http://lattes.cnpq.br/5555849691263987 |
Profa. Ma. Miriam Frosi
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestre em Ciências Contábeis no Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da Unisinos com área de concentração em Controladoria e Finanças e linha de pesquisa em Contabilidade para Usuários Externos; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Técnica Contábil pela Associação Cristã de Moços de Passo Fundo (ACM). Com 15 anos de experiência profissional na área de contabilidade, fiscal e recursos humanos, foco na contabilidade de empresas de lucro real. Experiência na docência do ensino superior, cursos técnicos e pós-graduação por 07 anos. Atua há 05 anos como Perita Contábil - Judicial e Extrajudicial.
http://lattes.cnpq.br/1029129865437263 |
Profa. Ma. Priscila Battistella
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (2014) e mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Consultora de gestão financeira.
http://lattes.cnpq.br/5964204397314045 |
Prof. Me. Vitor Paulo Ribeiro Machado
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Professor do ensino superior e consultor empresarial - Mestre em Administração - Gestão estratégica e relações com o mercado pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A. - IMED - Passo Fundo/RS (2020) - Cursou MBA em Estratégia de Negócios na Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (2010). Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (2009). Membro do Conselho Superior das Faculdades IDEAU, período 2019/2021. Atuou com consultoria e instrutoria no SEBRAE - Serviços de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do RS. Foi assessor de gabinete´- CC6 na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Foi professor - SESAT - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica e professor da Universidade de Passo Fundo - RS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, empreendedorismo, gestão financeira e orçamentária, e gestão de projetos. Teve participação ativa no processo de construção do novo campus da Faculdade IDEAU em Bagé, envolvendo mais 7.300 m², entregue parcialmente em outubro de 2021. Participou ainda na gestão do Hospital Veterinário São Francisco de Bagé de propriedade da mesma faculdade com mais de 1.900 m².
http://lattes.cnpq.br/9897855876189530 |
Estrutura Curricular - Clique aqui