Entre os dias 15, 16 e 17 de julho de 2025, a Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – FABE Marau promoveu a Semana de Formação Docente, reunindo todo o corpo docente da instituição. A programação foi marcada por momentos de acolhida, palestras formativas e discussões sobre os rumos pedagógicos e administrativos da instituição.
A abertura do evento contou com a acolhida do Diretor da FABE, Prof. Me. Cassiano Alberto Pertile, que também conduziu a primeira parte da noite de formação. Participaram desse momento os membros do corpo técnico administrativo, reforçando a integração institucional. Na ocasião, também foram apresentados os novos colaboradores da FABE: o bibliotecário Luís Fernando Vanin e a integrante do setor comercial, Lisandra Zonta Rodrigues.
Na sequência, o Prof. Dr. Luís Marcelo Darroz, da Universidade de Passo Fundo (UPF), assessorou o debate sobre novas metodologias para o ensino superior, trazendo contribuições relevantes para a prática docente. As reflexões propostas apontaram caminhos para inovação e qualificação acadêmica no contexto da educação superior.
Na segunda noite, o Prof. Me. Vitor Paulo Machado, Coordenador Acadêmico da FABE, destacou a importância do engajamento do corpo docente e apresentou as novas perspectivas metodológicas para os cursos de graduação e pós-graduação. A formação seguiu com o convidado Prof. Me. Gilvan Greiner, que abordou a integração entre teoria e prática e a curricularização da extensão, temas estratégicos para a qualificação do ensino.
A programação da semana também foi marcada pela realização da assembleia dos professores, mediada pelo Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). Durante o encontro, foi aprovado por unanimidade o Plano de Carreira Docente (Acordo Coletivo de Trabalho 2025-2027). A semana reafirmou o compromisso da FABE com a formação continuada e o fortalecimento institucional.