TOP OF MIND 2024 - PRÊMIO JOSÉ MARTINI

Foto-187.jpgFoto-45.jpgFoto-178.jpgFoto-185.jpg

Qual o objetivo da FABE ao realizar a pesquisa Top Of Mind em Marau?
Cumprir seu papel social como Instituição de Ensino Superior, criada na cidade de Marau em 2001, após uma longa trajetória de luta dos jovens marauenses que não podiam se deslocar para os grandes centros para cursar uma faculdade, e da consolidação da proposta comunitária de educação da Rede SAFA na região, por meio do trabalho dos Irmãos da Sagrada Família. A FABE Marau busca sempre atender às demandas locais, sendo uma instituição filantrópica comprometida com a oferta de uma educação de qualidade e com o desenvolvimento local e regional, por meio da formação de profissionais de nível superior qualificados e da criação de programas, projetos e iniciativas inovadoras que impactam a matriz produtiva da cidade. A pesquisa Top Of Mind, realizada a cada dois anos, é um exemplo disso, sendo fruto de uma parceria com a ACIM e a Prefeitura de Marau, com o objetivo de responder à pergunta: quais são os profissionais e as marcas mais lembradas pela população de Marau?. A partir dos resultados, são identificados os destaques que recebem o Prêmio Top Of Mind. Este ano, a homenagem vai para o empresário José Martini, residente no município há muitos anos, que construiu sua trajetória empresarial no ramo de ótica.

Como é desenvolvida a pesquisa?
Iniciada em agosto de 2024, a pesquisa do Prêmio Top Of Mind foi conduzida por uma equipe interdisciplinar, composta por representantes da FABE, Prefeitura e ACIM, responsáveis por coordenar todas as etapas do estudo.
A pesquisa segue uma metodologia quantitativa, de caráter descritivo, realizada por meio de uma survey (pesquisa de opinião), que coleta dados e informações com base nas opiniões da população de Marau. Os critérios de amostragem foram definidos a partir de um percentual do número de eleitores da cidade, estimado em 31.376 pessoas, conforme os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul em 2024. Considerando um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, seriam necessários, no mínimo, 380 participantes para validar os resultados. Entretanto, a FABE Marau optou por ouvir 590 entrevistados, representando uma amostra de 4% da população votante.
A pesquisa cobriu 59 segmentos da cidade de Marau, definidos pelas entidades parceiras, e a coleta de dados foi iniciada em 31 de agosto de 2024, sob a supervisão do coordenador do Curso de Administração, que selecionou um grupo de alunos de diversos cursos de graduação da FABE Marau para realizar as entrevistas em diferentes regiões da cidade. A etapa de coleta e tabulação eletrônica dos dados foi concluída em 28 de setembro de 2024.

Quem são os envolvidos na pesquisa?
A coordenação geral da pesquisa ficou a cargo dos representantes das instituições parceiras: o diretor da FABE Marau, a presidência da ACIM e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, representando a Prefeitura de Marau.
A supervisão da coleta e tabulação de dados foi realizada pela Coordenação do Curso de Administração da FABE Marau, que, desde 2006, conduz a pesquisa com o apoio de um grupo selecionado de alunos dos cursos de graduação da instituição, responsáveis pela pesquisa de campo nos diferentes bairros da cidade.

Qual a importância do Top Of Mind para as empresas locais?
O Prêmio Top Of Mind é um reconhecimento do excelente trabalho realizado pelas empresas e profissionais da comunidade marauense. Ao serem citados como os mais lembrados pela população, essas marcas e profissionais agregam valor aos seus negócios e serviços, influenciando diretamente os processos de tomada de decisão de compra e contratação de serviços especializados.
Além de identificar e premiar os mais lembrados, o Prêmio desempenha um papel essencial no planejamento e na gestão estratégica das empresas, impactando a imagem dos profissionais premiados e gerando efeitos positivos na geração de emprego e renda para a cidade de Marau e região.

Há novidades nesta edição da pesquisa? Houve alguma mudança nos critérios de avaliação?
A cada edição do Prêmio Top Of Mind, a maior novidade é o anúncio do homenageado. Este ano, o reconhecimento vai para o empresário José Martini, residente no município há muitos anos, que construiu sua trajetória no ramo de ótica e, em todas as edições do prêmio, teve seu trabalho reconhecido pela população.

Qual sua mensagem aos premiados desta edição?
O verdadeiro vencedor do Prêmio Top Of Mind 2024 é a própria cidade de Marau, que se desenvolve graças ao seu espírito empreendedor, à diversificação da matriz produtiva e ao compromisso com a inovação.
A FABE Marau, como Instituição de Ensino Superior filantrópica, focada na formação de profissionais qualificados, empreendedores e protagonistas do desenvolvimento econômico e social da cidade e região, orgulha-se de fazer parte deste momento, destacando os principais Cases de Sucesso de Marau. A instituição também presta uma homenagem a todas as empresas e profissionais que compreendem que um dos maiores patrimônios de uma organização ou de um profissional é o seu nome, marca e a imagem percebida pelos consumidores.
Parabéns e sucesso a todos!

CLIQUE AQUI FOTOS