A Fabe recebeu a visita do Animador Geral da Congregação dos Irmãos da Sagrada Família, Ir. Francisco Javier Hernando de Frutos, da Espanha e do Ir. Animador Provincial, Edgardo Bruzzoni, do Uruguai.
O encontro ocorreu entre a terça-feira e quarta-feira, quando estiveram em um primeiro momento conversando com os colaboradores da instituição e após, com os alunos.
A visita teve como objetivo apresentar a nova logo da Rede Sagrada Família.
Fotos: Divulgação/Fabe
Confira a ítegra da carta de agradecimento enviada pelos animadores à instituição
SAUDAÇÕES A FABE DE MARAU
Estimados diretores, professores, catequistas e animadores da FABE de Marau, recebam nossas saudações fraternas em nome dos Irmãos da Sagrada Família e de toda a Família Sa-Fa.
Em maio de 2022 visitamos a FABE e pudemos sentir o espírito de trabalho, disciplina e formação que nele se realiza. Valorizamos a organização, o trabalho em equipe, a implementação de novos projetos e o espírito Sa-Fa que nele se percebe. Agradecemos a vossa calorosa recepção e as muitas atenções, mas sobretudo a vossa dedicação diária na gestão, na educação e na formação em todas as áreas. Nós vos parabenizamos por tudo isso. Pudemos compartilhar com vocês e com os alunos momentos muito ricos e fraternos. Queremos deixar-lhes algumas palavras que são como o resumo do que partilhamos convosco.
Os Irmãos da Sagrada Família estão presentes em 17 países da Europa, América, África e Ásia. A nossa missão inclui principalmente educação, catequese e animação litúrgica e neste momento trabalhamos em 50 escolas e colégios com cerca de 40.000 alunos, atuamos também em 10 casas de formação, em 3 escolas para catequistas e em associações de solidariedade. Toda essa tarefa é realizada por Irmãos e Leigos, sendo um trabalho da Família Sa-Fa, não exclusivamente dos Irmãos.
O carisma nazareno e taboriniano é vivido hoje pelos Irmãos, como herdeiros do Irmão Gabriel Taborin, mas também é compartilhado com os leigos na missão, como é o caso dos diretores, educadores, catequistas e animadores. O carisma é o que nos une e dá identidade e sentido às nossas Escolas, Fraternidades, Comunidades e Grupos. É por esta razão que o Instituto dos Irmãos da Sagrada Família quis agrupar sob o termo Família Sa-Fa este caminhar juntos, Irmãos e Leigos. Entendemos esta realidade como um dom do Espírito que nos impulsiona para o futuro. A sustentação deste projeto está nas mãos de todos.
Nossa missão hoje é realizada pela Família Sa-Fa, Irmãos e Leigos comprometidos com um Projeto Educativo. Assim, a FABE tem uma identidade universitária, uma identidade católica, uma identidade Sa-Fa e uma identidade própria de Marau e que lhe confere um estilo próprio, uma identidade que está especificada no seu Projeto Educativo. Isto exige que todos os que nela trabalham conheçam e interiorizem este específico espírito educativo.
A FABE está fazendo sua própria história ano após ano. Dessa forma, consolida sua vocação de servir a região de Marau, adaptando-se às necessidades do meio e dos tempos. Incentivamos a continuar buscando possibilidades de crescimento em todos os sentidos: alunos, inovação acadêmica, formação humana, proposta pastoral, espírito carismático e a busca de novas possibilidades de construção para criar espaços e conteúdos educativos que ofereçam formação integral ao alunado. Devemos olhar com confiança, sentindo que o carisma do Irmão Gabriel é muito atual porque responde às necessidades formativas mais profundas de nossos jovens.
Seguimos a tradição do nosso Fundador, o Venerável Irmão Gabriel Taborin, que pensou na educação integral: “A instrução não é suficiente para formar um homem honesto, um cidadão, um verdadeiro cristão. A tudo isso deve-se acrescentar a educação, isto é, deve-se ensinar a canalizar sua consciência e seus costumes e, ao mesmo tempo, dotá-lo de luzes e forças que o ajudem a cumprir poderosamente seus deveres para com Deus, para consigo mesmo e para com os outros, seus semelhantes." Circular 12.
Além disso, nosso carisma inclui a espiritualidade nazarena que coloca a Sagrada Família que viveu em Nazaré como fonte de inspiração para nossa vida familiar, trabalho, relacionamentos e oração. Sintetizamos isso no lema: Na oração, no trabalho e no amor, a paz. E nosso carisma tem como espírito próprio o espírito de família que vivemos em todos os âmbitos de relações e trabalho.
Sentir-se identificado com o espírito de nossa instituição e ingressar na Família Sa-Fa significa descobrir a pedagogia de nossas escolas e seu próprio espírito, que é rico e muito atual. Significa também participar nas atividades, celebrações, formações e outras propostas dos órgãos diretivos. Isso, ajudará a colocar a individualidade na FABE como um todo. Quando alguém se sente dentro e sente as coisas como suas, tudo custa menos, as coisas ficam mais fáceis, vive-se com mais intensidade, se sente protagonista e não mero espectador; porque coração e cabeça dão o passo ao mesmo tempo.
Vivemos tempos de grandes novidades e constantes mudanças que nos criam certa inquietação e cansaço, ao mesmo tempo em que nos exigem respostas. Em muitos aspectos, o trabalho educativo está se tornando um trabalho de "fronteira" onde entramos em contato com as fragilidades e feridas, muitas vezes ocultas, de nossa sociedade. Por isso ainda é válida a frase do Irmão Gabriel: "É uma missão sublime e nenhuma missão é mais nobre do que a do educador que atua sobre o espírito humano transmitindo luz, verdade e virtude" (NG 637).
Estar na tarefa da educação hoje exige que vejamos os tempos atuais como uma oportunidade de criatividade, pesquisa, renovação de métodos e linguagens, formação contínua, trabalho em equipe. Nesta linha de positividade, queremos fazer-lhes três insistências, ou convites para corresponder às exigências que nos sãos impostas:
1.- Neste momento devemos viver a educação com paixão, não é possível realizar a tarefa educativa bem com frieza ou na indiferença. Muitos estudantes sozinhos não irão muito longe. Está em nossas mãos indicar objetivos, caminhos, propostas além de seus horizontes e ângulos de visão. Um trabalho necessário e bonito que temos que realizar, com paixão.
2.- Estar na educação hoje nos obriga a pensar, pesquisar, inovar, contrastar, programar e avaliar resultados. Não vale o de sempre. Somos obrigados a aprender todos os dias. E no final, o que sabemos determina o que fazemos e o que fazemos determina quem somos. Daí a necessidade de formação contínua.
3.- Quem quer educar bem deve fazê-lo por amor à pessoa concreta. Isso é bem conhecido por muitos de vocês que, além de educadores, são pais. Parece-me que hoje nossa missão nos supera no aspecto humano porque muita responsabilidade nos está sendo exigida. Portanto, devemos garantir o essencial, que é amar cada um dos destinatários de nossa missão e nos entregar a eles.
A tarefa do educador é hoje essencial e a visão de uma educação integral como proposta pelo nosso Projeto Educativo é mais essencial do que nunca, dadas as deficiências que existem em outras áreas educacionais. É uma grande sorte viver o trabalho, não tanto como profissão, mas como vocação. Além disso, nosso trabalho deve ser coletivo, de toda a Comunidade Educativa. Convidamos a cada um de vocês a construir a Comunidade Educativa da FABE com seus melhores dons pessoais.
O Conselho Geral aprovou a adesão de toda a Família Sa-Fa ao Pacto Educativo Global proposto pelo Papa, e convidamos, portanto, a entrar neste espírito que nos coloca em sintonia com instituições de todo o mundo que trabalham com os mesmos valores. Da mesma forma, o Conselho Geral aprovou um documento intitulado "Escolas Sa-Fa para o mundo", pelo qual somos convidados a promover as características de uma Escola Sa-Fa. Queremos que cada um de vocês aceite este documento.
Reiteramos nossa gratidão pelo trabalho que cada um de vocês realiza no campo acadêmico, na formação humana e religiosa, na educação de valores e na gestão escolar.
Que a Sagrada Família e o Venerável Irmão Gabriel Taborin vos acompanhem em vossas jornadas.
Ir. Francisco Javier Hernando, Animador Geral Ir. Edgardo Bruzzoni, Animador Provincial