SIMCITY como ferramenta pedagógica

Alguns educadores ainda se questionam, por que games na educação? Motivados por este tema dia 19 de maio o Pedagogo Gustavo Zanatta, apresentou de forma presencial e online as acadêmicas do curso de Pedagogia – disciplina de Informática Aplicada à Educação ministrada pela Professora Silviani Teixeira Poma, o SimCity, game que utiliza a 5 anos com alunos do 5º ano.

Neste simulador de mundo virtual, o jogador deve construir e administrar uma cidade, garantindo o seu sucesso e assumindo o papel de prefeito. É necessário preparar terrenos, inserir ruas, encanamentos, área para residências, comércio, indústria, escolas, hospitais, e tudo mais que uma cidade real possa precisar. A criatividade é o aspecto responsável por guiar o crescimento da cidade. Nesse processo o jogador/aluno usa de seus conhecimentos prévios e de teorias, geralmente implícitas, para conduzir a construção de sua cidade, assim podendo testar, na prática, seus saberes e retirar de tais experimentos novas conclusões assim reestruturando novas aprendizagens.

Os jogos eletrônicos são uma ótima forma de entretenimento, desafio além de infinitas possibilidades pedagógicas, onde game apresentado, tem abrangência em todas as disciplinas, bem como estímulo ao pensamento lógico, abordagem social, geográfica, histórica, ambiental, econômica e social. Os games utilizados na prática pedagógica possibilitam: feedback; aprender com os erros; aprendizagem guiada pela descoberta de forma contextualizada, construtivista e acelerada. A brincadeira virou coisa séria.

Durante a atividade as acadêmicas utilizaram o game e vivenciaram todas as possibilidades educacionais, bem como compartilharam as vivências pedagógicas apresentadas pelo palestrante.

noticia pedagogia