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Ferramentas de Acessibilidade

Pedagogia

Google Planilhas na Educação

No dia 07 de outubro, as alunas do curso de Pedagogia participaram de uma dinâmica aula prática sobre o uso do Google Planilhas, ministrada pela Engenheira de Dados Ana Paula Feres, na disciplina de Informática Aplicada à Educação, sob responsabilidade da profa. Me. Silviani Teixeira Poma.

Durante o encontro, as futuras pedagogas exploraram as diversas funcionalidades da ferramenta, aprendendo na prática como utilizá-la para o controle de notas, acompanhamento do desempenho dos alunos e organização de atividades escolares, além de compreenderem suas possibilidades para a gestão educacional.

A aula também destacou a aplicabilidade do Google Planilhas na vida pessoal, como no planejamento financeiro, na organização de rotinas e na gestão de tarefas do dia a dia.

A experiência reforçou a importância da competência digital na formação docente, evidenciando como o domínio de ferramentas tecnológicas amplia a eficiência e a autonomia tanto na prática profissional quanto na vida cotidiana. Um aprendizado que buscou unir educação, tecnologia e inovação no século XXI.

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Debate: Infância e Vulnerabilidade

No dia 09 de setembro, os acadêmicos do curso de Pedagogia da FABE vivenciaram um momento de profundo aprendizado durante a roda de conversa sobre Infância e Vulnerabilidade. O encontro teve como convidados especiais a Educadora Rocheli Beatriz Zanin, Conselheira Tutelar, e o Psicólogo Augusto Luis Fassina, Coordenador do CREAS e Vice-presidente do COMDICA, que compartilharam suas experiências no atendimento e na proteção de crianças e adolescentes em situações de risco social.

A atividade foi organizada no âmbito da disciplina Projeto Integrador II, ministrada pela professora Me. Silviani Teixeira Poma, e teve como propósito aproximar as acadêmicas da realidade vivida por muitas famílias brasileiras, possibilitando uma reflexão crítica sobre o papel da educação, das políticas públicas e dos profissionais da área na defesa e promoção dos direitos da infância.

Durante a roda de conversa, foram discutidos temas como os desafios enfrentados no cotidiano dos Conselhos Tutelares e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, as redes de apoio intersetoriais e a importância do olhar humanizado e acolhedor do educador no processo de ensino-aprendizagem.

Além de ampliar o repertório teórico, a atividade proporcionou a oportunidade de compreender de forma mais concreta como a escola pode atuar em parceria com órgãos de proteção, promovendo uma educação inclusiva, democrática e comprometida com a transformação social.

Esse tipo de vivência fortalece a formação integral dos futuros pedagogos (as), incentivando o desenvolvimento de competências éticas e profissionais essenciais para enfrentar os desafios do cotidiano escolar. Ao conectar teoria e prática, a FABE reafirma seu compromisso com uma educação que valoriza a cidadania, o respeito à diversidade e a garantia dos direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes.

Momentos como este são fundamentais para preparar os acadêmicos a serem educadoras críticas, atuantes e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e humana.

 

Acadêmicos de Pedagogia desenvolvem atividade sobre o ensino de Português para falantes não nativos

No dia 26 de maio, os estudantes da disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia da Faculdade FABE, participaram de uma atividade prática com foco no ensino da língua portuguesa para falantes não nativos.

A proposta envolveu a utilização de diferentes ambientes da instituição como espaços de observação, diálogo e experimentação didática. A iniciativa proporcionou aos acadêmicos uma vivência concreta sobre os desafios e as possibilidades de ensinar a língua a quem está em processo de alfabetização em um novo idioma.

A atividade reforça o compromisso da FABE em formar educadores sensíveis, criativos e preparados para atuar em contextos diversos e inclusivos no campo da educação linguística.

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Experiência com Escola Inovadora Marca o Dia do Pedagogo na FABE

No dia 20 de maio, acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade FABE participaram do workshop “Práticas Pedagógicas Inovadoras – Vivências da Escola de Ensino Fundamental da Floresta Olho da Coruja (EFOC) – Passo Fundo”. A atividade, organizada pela professora Silviani Teixeira Poma na disciplina Seminário Interdisciplinar I, foi marcada por uma imersão nas práticas educativas da EFOC, referência em metodologias ativas e ensino por projetos.

A escola, localizada em um sítio, adota uma proposta pedagógica pautada na integração com a natureza e no protagonismo estudantil, alinhada às ideias de Rousseau e Rubem Alves. Representando a instituição, participaram do encontro a diretora e professora Eliane Pereira de Oliveira, pedagoga, e o professor Claudemir de Freitas, educador físico. Ambos compartilharam experiências e metodologias que rompem com o ensino tradicional e enfatizam a construção coletiva do conhecimento.

Eliane apresentou a estrutura da escola, destacando o planejamento colaborativo, o uso de materiais naturais nas atividades e a constante avaliação das ações pedagógicas. Claudemir abordou a importância da capoeira no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, conduzindo uma dinâmica musical voltada à concentração e ao raciocínio.

A atividade também homenageou o Dia do Pedagogo, reforçando a importância da profissão e do compromisso com práticas educativas criativas, éticas e transformadoras. O momento oportunizou uma reflexão profunda sobre o papel do educador na construção de uma educação humanizadora.

Acadêmicos da disciplina de Planejamento Educacional também estiveram presentes, ampliando o escopo da vivência. O contato direto com a realidade escolar da EFOC proporcionou aos estudantes uma compreensão ampliada das possibilidades do fazer pedagógico, destacando o valor da escuta sensível, da gestão democrática e do ambiente natural como espaço formativo.

A iniciativa fortaleceu a formação docente ao conectar teoria e prática, inspirando os futuros pedagogos a atuarem com sensibilidade, responsabilidade social e inovação, elementos essenciais à construção de uma educação alinhada às necessidades contemporâneas.

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Gustavo Zanatta compartilha trajetória e transforma aula em experiência prática e criativa no curso de Pedagogia

No dia 22 de abril de 2025, os acadêmicos do curso de Pedagogia, na disciplina Seminário Interdisciplinar I, orientada pela professora Mestre Silviani Teixeira Poma, participaram do workshop Tecnologias na Educação, realizado nas dependências da FABE. A atividade foi conduzida pelo pedagogo Gustavo Zanatta, docente da rede municipal, mestrando e egresso da Faculdade FABE Marau.

Durante o encontro, Gustavo compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, destacando a importância das tecnologias digitais na prática pedagógica. Foram abordadas ferramentas como jogos digitais, inteligência artificial e a linguagem de programação Scratch. Os estudantes, além de refletirem sobre os conceitos apresentados, vivenciaram, na prática, a criação de um jogo de ping-pong na plataforma Scratch, desenvolvida pelo MIT, amplamente utilizada no contexto educacional internacional.

A proposta proporcionou uma experiência significativa, permitindo aos acadêmicos desenvolverem competências como raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas — habilidades essenciais à prática docente contemporânea. A presença de Gustavo Zanatta também trouxe importantes reflexões sobre a representatividade de gênero no curso de Pedagogia, reforçando a diversidade e os múltiplos caminhos possíveis na formação de educadores.

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