Slider

Pedagogia

Coordenação: Ma. Raquel Ardais Medeiros Ferlin

O Curso de Pedagogia da Associação Brasiliense de Educação teve sua autorização através Portaria do Ministério da Educação nº 1017/05 publicado no D.O.U, em de 30 de março de 2005. 

Objetivos

Possibilitar ao profissional teoria e prática nos espaços educativos formando profissionais habilitados para atuar no ensino, na organização, na elaboração de projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento. A docência é a base de sua formação e identidade profissional, capacitando profissionais para atuar no magistério, planejamento, gestão educacional e na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais formais e não formais.

Objetivos Específicos

O Curso propõe-se ainda:

a) Promover formação teórico-metodológica de qualidade no interior das relações teórico-práticas;

b) Promover formação teórico-crítica no âmbito das possibilidades de intervenção professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno;

c) Contribuir para a formação docente, como qualificação político-pedagógica e cultural;

d) Fornecer subsídios para a prática educativa transformadora, por meio de metodologias de ensino inovadoras;

e)Contribuir com a construção de uma sociedade democrática e igualitária;

f) Compreender o processo de sociabilidade e de ensino e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino, e atuar sobre ele;

g) Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política, social, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;

h) Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional.

i) Estabelecer relações de parceria e colaboração com a comunidade em que vivem e atuam os alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola.

Perfil do egresso

Caracterizará em seu perfil além do educador crítico transformador da realidade por meio da ação-reflexão-ação, o educador facilitador do processo ensino-aprendizagem e mediador da produção científica.

Titulação

Licenciado em Pedagogia.

Duração

8 semestres.

Avaliação

Conforme regimento Institucional o aproveitamento acadêmico é obtido pelo acompanhamento contínuo e permanente do processo de aprendizagem dos alunos, através de exercícios avaliativos. A proposta de avaliação deve constar de diferentes instrumentos dentre provas, relatórios de pesquisa, observação, entrevista, experimentos, testes, resenhas, arguições orais e outros. Para conferir grau de aproveitamento na disciplina, o professor deve propor, durante o período letivo, no mínimo, três exercícios avaliativos, preferencialmente distintos, baseando os critérios de análise no domínio cognitivo, nas habilidades e competências. Fica vedada a auto avaliação como instrumentos de verificação da aprendizagem com atribuição de grau.

Recursos Disponíveis

A FABE é estruturada por dois prédios (A e B); 26 salas de aula; dois mini auditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com Datashow fixos e smart Tvs; biblioteca com mais de 25.000 exemplares; sala de coordenação; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.

Corpo Docente - Clique aqui

Estrutura Curricular - Clique aqui

Programação 2019/1 - Clique aqui

Revista Praxis

Curso de Pedagogia - Arquivos para download

Clique nos links abaixo para baixar os arquivos.
Revista Praxis - Edital
Programação 2018/02
Manual de Estágio