Desenvolva-se fazendo o curso de Pedagogia na FABE!
✔️ amplo campo de atuação;
✔️respeito e admiração social;
✔️impacto na vida dos alunos;
✔️compromisso na formação dos indivíduos;
Esta profissão permite uma inserção rápida no mercado de trabalho, uma vez que a demanda por professores do ensino básico e fundamental é sempre alta.
Informações Acadêmicas
Coordenação: Raquel Ardais Medeiros Ferlin
O Curso de Pedagogia da Associação Brasiliense de Educação teve sua autorização através Portaria do Ministério da Educação nº 1017/05 publicado no D.O.U, em de 30 de março de 2005.
Objetivos Gerais
Possibilitar ao profissional teoria e prática nos espaços educativos formando profissionais habilitados para atuar no ensino, na organização, na elaboração de projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento. A docência é a base de sua formação e identidade profissional, capacitando profissionais para atuar no magistério, planejamento, gestão educacional e na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais formais e não formais.
Objetivos Específicos
O Curso propõe-se ainda:
a) Promover formação teórico-metodológica de qualidade no interior das relações teórico-práticas;
b) Promover formação teórico-crítica no âmbito das possibilidades de intervenção professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno;
c) Contribuir para a formação docente, como qualificação político-pedagógica e cultural;
d) Fornecer subsídios para a prática educativa transformadora, por meio de metodologias de ensino inovadoras;
e)Contribuir com a construção de uma sociedade democrática e igualitária;
f) Compreender o processo de sociabilidade e de ensino e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino, e atuar sobre ele;
g) Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política, social, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;
h) Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional.
i) Estabelecer relações de parceria e colaboração com a comunidade em que vivem e atuam os alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola.
Perfil do Egresso
Caracterizará em seu perfil além do educador crítico transformador da realidade por meio da ação-reflexão-ação, o educador facilitador do processo ensino-aprendizagem e mediador da produção científica.
Duração
8 semestres.
Recursos Disponíveis
A FABE é estruturada por três prédios com mais de 26 salas de aula; dois mini auditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com datashow fixos e smart tvs; biblioteca física e virtual com mais de 25.000 exemplares; sala de coordenação; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.
Corpo Docente
Mônica Ballardin
Graduada em Psicologia - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1985) e graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1987). Pós-graduada em Avaliação Psicológica (2010) pela Universidade de Passo Fundo. Pós-graduada em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e Adolescência - Abordagem interdisciplinar (2012) pela Faculdade de Administração da Associação Brasiliense de Educação. Atualmente é psicologia clínica - Clínica de Psicologia e professora da Faculdade da Associação Brasiliense de educação
Jeci Bisolo
Possui em graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1998), pós-graduada em Supervisão Escolar pela Universidade de Passo Fundo (2001) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2005). Curso de Teologia e Pastoral pelo ITEPA - PF (1991). Atuação em direções e coordenações pedagógicas e docência na educação básica e EJA. Atuação como professora e coordenadora pedagógica da SME da Prefeitura Municipal de Marau - período de 2007 a 2013.
Jonas Balbinot
Mestre em História pelo programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo - PPGH-UPF (2008). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo UPF (2005). Desenvolve pesquisas relacionadas a história política e história regional, com ênfase em relações de poder e história do Rio Grande do Sul. É professor da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ensino de História.
Josué Rodrigues Frizon
Doutorando em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Letras (Universidade de Passo Fundo, 2014); Licenciatura em Letras Português/Inglês e Literaturas (Universidade de Passo Fundo, 2009).
Raquel Ardais Medeiros Ferlin
Possui graduação em Pedagogia - Anos Iniciais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2006). Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2009) . Mestre em Educação - Universidade de Passo Fundo-UPF. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Gabriel Taborin, Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Gestão escolar, Didática, Inclusão, Políticas Públicas e Formação de Professores.
Estrutura Curricular - Clique aqui
Programação 2022/1 - Clique aqui