Slider

Apresentação

A ideia de instalar uma instituição de Ensino Superior em Marau surgiu em 1985 no Conselho Municipal de Educação e Cultura. Na época o município possuía cerca de 100 universitários que diariamente deslocavam para outro centro universitários. Quinze anos depois, Marau contava mais de 500 acadêmicos. Neste período houve a tentativa para que UPF, UCS, Ulbra e outras instituições pudessem instalar campi no município. No entanto, esgotadas as possibilidades, no final dos anos 90 foi formada uma comissão constituída por educadores, empresários da indústria, lideranças e com apoio da Administração Municipal da época comanda pelo prefeito Alci Luiz Romanini para definitivamente viabilizar o Ensino Superior em Marau.Fabe area

Diante de poucas alternativas surgiu a ideia de criar uma Instituição de Ensino Superior Autônoma. Desta maneira, após pesquisa na comunidade os cursos mais lembrados foram Administração, Pedagogia e Letras. Diante desta perspectiva em 1999, a comissão e a Administração Municipal elaboraram plano para viabilizar o projeto. A Associação Brasiliense de Educação – ABE concordou em ser a mantenedora da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – FABE como foi denominada.

Em 2000, houve encaminhamento de documentação do Ministério da Educação e Cultura – MEC na busca da autorização do primeiro curso superior para Marau. No dia 07 de novembro de 2001, o Diário Oficial da União – DOU publicou a Portaria 2.394, autorizando o Curso de Administração, Bacharelado em Administração Industrial.

Outros cursos obtiveram autorização, como Pedagogia, Gestão do Agronegócio, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Produção Industrial, Direito e Ciências Contábeis. A oferta de cursos ocorre mediante necessidades locais e regionais. Desde a implantação do ensino superior, a FABE firmou relevantes convênios com SEDAI, Caixa RS de Fomento, SEBRATEC, a fim de oferecer suporte às empresas que necessitam de projetos e financiamentos para expansão. O serviço conta com o suporte do Centro Empresarial estabelecido na própria instituição.

A FABE integrante da REDE SAFA está instalada na Rua José Posser, 275 no bairro Jardim do Sol em Marau. Informações e contatos no www.fabemarau.edu.br ou no (54) 3342 – 8301

 

missao