Slider

Apresentação

A ideia de instalar uma instituição de Ensino Superior em Marau surgiu em 1985 no Conselho Municipal de Educação e Cultura. Na época o município possuía cerca de 100 universitários que diariamente deslocavam para outro centro universitários. Quinze anos depois, Marau contava mais de 500 acadêmicos. Neste período houve a tentativa para que UPF, UCS, Ulbra e outras instituições pudessem instalar campi no município. No entanto, esgotadas as possibilidades, no final dos anos 90 foi formada uma comissão constituída por educadores, empresários da indústria, lideranças e com apoio da Administração Municipal da época comanda pelo prefeito Alci Luiz Romanini para definitivamente viabilizar o Ensino Superior em Marau.Fabe area

Diante de poucas alternativas surgiu a ideia de criar uma Instituição de Ensino Superior Autônoma. Desta maneira, após pesquisa na comunidade os cursos mais lembrados foram Administração, Pedagogia e Letras. Diante desta perspectiva em 1999, a comissão e a Administração Municipal elaboraram plano para viabilizar o projeto. A Associação Brasiliense de Educação – ABE concordou em ser a mantenedora da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – FABE como foi denominada.

Em 2000, houve encaminhamento de documentação do Ministério da Educação e Cultura – MEC na busca  do credenciamento da instituição  e para a autorização do primeiro curso superior para Marau. No dia 07 de novembro de 2001, o Diário Oficial da União – DOU publicou a Portaria 2.394, autorizando o Curso de Administração, Bacharelado em Administração Industrial com devido credenciamento junto ao MEC.

Outros cursos obtiveram autorização, como Pedagogia, Gestão do Agronegócio, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Produção Industrial, Direito e Ciências Contábeis. A oferta de cursos ocorre mediante necessidades locais e regionais. Desde a implantação do ensino superior, a FABE firmou relevantes convênios com SEDAI, Caixa RS de Fomento, SEBRATEC, a fim de oferecer suporte às empresas que necessitam de projetos e financiamentos para expansão. O serviço conta com o suporte do Centro Empresarial estabelecido na própria instituição.

A FABE integrante da REDE SAFA está instalada na Rua José Posser, 275 no bairro Jardim do Sol em Marau. Informações e contatos no www.fabemarau.edu.br ou no (54) 3342 – 8301

 

missao

Documentos Institucionais

Edital Cantina - Clique aqui

Formulário de Horas Complementares - Clique aqui

Guia Acadêmico - Graduação - Clique aqui

Guia Acadêmico - Pós-Graduação - Clique aqui

Organograma - Clique aqui

Regimento da Faculdade de Administração - Clique aqui

Regulamentação das Atividades Complementares - Clique aqui

Manual de Comunicação - Clique aqui