Slider

Enade

FABE no ENADE, essa turma faz a diferença

Conhecendo o ENADE

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, em alguns cursos de graduação. Objetiva avaliar o desempenho dos acadêmicos com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Por que é importante fazer o ENADE?

A realização do ENADE é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país. Também pode ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

Manual do ENADE

Clique aqui para acessar o manual do Enade.

Legislação 2016

Prepare-se para o ENADE

Orientações para a prova:

  • Leia atentamente as instruções gerais e específicas para cada questão.
  • Inicie por questões objetivas.
  • Procure responder a todas as questões, mesmo fazendo uso de conhecimentos parciais e/ou eliminando alternativas.
  • Distribua seu tempo em função do tipo (discursiva e objetiva) e da dificuldade das questões (inicie a prova pelas mais fáceis e não se detenha longamente nas difíceis).
  • Analise atentamente ilustrações. Em geral, figuras, tabelas, quadros, gráficos constituem parte importante da questão.
  • Certifique-se de que as marcações na folha de respostas conferem com os números das questões.
  • Para as questões discursivas, leia, inicialmente, todas as questões fazendo uma seleção previa quanto ao grau de dificuldade, retornando as mais fáceis; atente para as instruções dadas em cada enunciado; utilize terminologia técnica; seja consistente e sucinto, sem esquecer-se de enriquecer as respostas.

Questionário socioeconômico do Enade 

Preencha cuidadosamente os elementos de informação (nome, idade, etc.).

Leia com atenção o que é solicitado.

Procure informar o que sabe, mesmo que parcialmente, evitando a alternativa de resposta “Sem informação”. 

Cursos Avaliados em 2016

Conforme a Portaria Normativa nº 05 de 09 de março de 2016, serão avaliados pelo Enade 2016 os cursos que:

I - que conferem diploma de bacharel nas áreas de: a Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia.

II - que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Agronegócio; Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Gestão Hospitalar; Radiologia

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Como podemos ajudá-lo?

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.