Coordenador: Leonardo Decesaro
O Curso de Tecnologia em Agronegócio da Associação Brasiliense de Educação teve sua autorização de funcionamento do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 96/16, publicada no D.O.U. de 22 de abril de 2016.
Objetivos
O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio tem por objetivo formar um profissional do agronegócio com senso crítico e ético e com competências que possibilitem o desenvolvimento do setor, com domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas.
Objetivos Específicos
a) formar para atuar com princípios éticos, legais, humanistas e de responsabilidade socioambiental;
b) assegurar a formação de profissionais capazes de dominar os processos de gestão de toda a cadeia produtiva do agronegócio desde o beneficiamento, armazenamento, a logística e a comercialização;
c) garantir ao profissional o conhecimento dos órgãos de apoio, de fomento e de assistência técnica do agronegócio;
d) permitir aos egressos condições para atuação junto aos órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa, bem como o prosseguimento dos estudos em nível de pós-graduação.
Perfil do egresso
O Tecnólogo em Agronegócio terá uma formação que possibilitará a atuação no mercado de forma dinâmica, ética e consciente das questões econômicas, sociais e ambientais. Também atuar como empreendedor, gestor, consultor ou assessor em organizações rurais, como cooperativas, agroindústrias e unidades de produção do agronegócio. O Tecnólogo em Agronegócio é um profissional capacitado para desenvolver as competências de:
a) gerenciar organizações rurais e prestar assessoria administrativa;
b) elaborar estudos de viabilidade econômica de empreendimentos agroindustriais;
c) viabilizar soluções tecnológicas para auxiliar e desenvolver o agronegócio;
d) liderar equipes e tomar decisões corretas;
e) entender a necessidade de continuidade e aperfeiçoamento profissional.
Titulação
Tecnólogo em Gestão do Agronegócio
Duração
6 semestres
Avaliação
O sistema de avaliação do processo ensino/aprendizagem se faz através de, no mínimo, três avaliações ao longo do semestre letivo, com base nos conteúdos desenvolvidos no respectivo período para aquelas disciplinas com 4 (quatro créditos) no semestre. Para as disciplinas com menos de 4 (quatro) créditos devem ser aplicados, no mínimo, 2 (dois) instrumentos de avaliação. O acadêmico que obtiver média semestral final igual ou superior a 7,0 (sete) será considerado “aprovado”. Para aquele acadêmico, cuja média semestral final ficar entre 4,0 (seis) e 6,9 (seis ponto nove), será aplicada uma prova final (exame), envolvendo todo o conteúdo semestral, cujo resultado será somado à média do semestre e dividido por 2. O acadêmico que alcançar média igual ou superior a 5,0 estará aprovado.
Além desses critérios avaliativos, a prestação da Prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, pelos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, também será utilizada como uma forma avaliativa do processo de ensino e aprendizagem.
Recursos disponíveis:
A FABE é estruturada por dois prédios (A e B); 26 salas de aula; dois mini auditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com Datashow fixo; biblioteca com mais de 20.000 exemplares; sala de coordenação com duas ilhas de trabalho, na qual os docentes estão dispostos em formato colaborativo; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.
Corpo Docente
Guilherme Pavan Machado
Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, pela Faculdade Meridional (2018). Graduado em Direito (2016), com ênfase em Direitos Fundamentais, Direito à Saúde e Orçamento Público. Advogado trabalhista. Experiência em docência do Ensino Superior, núcleo de práticas jurídicas, treinamentos, implantação e suporte para programas de compliance trabalhista. Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Brasiliense de Educação - FABE.
Janielen Pissolatto Deliberal
Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2014). MBA em Gestão com ênfase em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, em andamento. MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2010). Consultora Empresarial.
Jonas Balbinot
Mestre em História pelo programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo - PPGH-UPF (2008). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo UPF (2005). Desenvolve pesquisas relacionadas a história política e história regional, com ênfase em relações de poder e história do Rio Grande do Sul. É professor da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ensino de História.
Josué Rodrigues Frizon
Doutorando em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Letras (Universidade de Passo Fundo, 2014); Licenciatura em Letras Português/Inglês e Literaturas (Universidade de Passo Fundo, 2009).
Leonardo Decesaro
Mestre em Administração pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A. - IMED (2016). Administrador CRA/RS 35.785. Possui graduação em Administração pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE de Marau-RS (2010), Especialização em Gestão e Formação de Pessoas pela FABE de Marau-RS (2014). Graduando do Curso de Pedagogia - FABE (2019). Coordenador dos Cursos de Gestão da FABE. Docente na área de Administração, T. Gestão do Agronegócio, T. Gestão de Recursos Humanos, T. Gestão Comercial - FABE. Diretor Administrativo no Colégio Franciscano Cristo Rei - Marau - RS.
Lucas Augusto da Silva Zolet
Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, IMED (2016). Especialista em Direito Público, FDDJ (2015). Graduado em Direito, com ênfase em direito empresarial pela IMED (2013). Avaliador INEP/MEC. Advogado (OAB/RS).
Márcio Antônio Ferlin
Possui graduação como Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1992) e Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação dos Administradores do RS (2002). Coordenador de Controles Agropecuários na BRF S/A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cadeia de Suprimentos, Qualidade e Produtividade, Contabilidade e Sistemas de Gestão.
Marlon Bissani Cucchi
Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2015). Possui Pós-Graduação Internacional em Administração pela School of Business Administration University of Miami (2013). Pós-Graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - FGV (2012). Graduado em Administração Industrial pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE (2010). É Administrador sob registro no CRA/RS nº 35.789 na empresa Cucchi Indústria Metalúrgica Ltda na cidade de Marau/RS.
Miriam Frosi
Mestre em Ciências Contábeis no Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da Unisinos com área de concentração em Controladoria e Finanças e linha de pesquisa em Contabilidade para Usuários Externos; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Técnica Contábil pela Associação Cristã de Moços de Passo Fundo (ACM). Com 15 anos de experiência profissional na área de contabilidade, fiscal e recursos humanos, foco na contabilidade de empresas de lucro real. Experiência na docência do ensino superior, cursos técnicos e pós-graduação por 07 anos. Atua há 05 anos como Perita Contábil - Judicial e Extrajudicial.
Priscila Battistella
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (2014) e mestrado em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Consultora de gestão financeira.
Estrutura Curricular - Clique aqui
Programação 2022/1 - Clique aqui