ENSINAR-APRENDER COMO PROCESSOS DE PESQUISA:

UM COLOCAR-SE DENTRO

Autores

  • Márcia Carbonari Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF

Palavras-chave:

Ensinar-aprender, Conteúdo, Competências

Resumo

O presente texto visa traçar algumas considerações sobre o processo de formação de professores a partir da tensão entre um ensino-aprendizagem centrado no saber ou no conteúdo e um ensino-aprendizagem baseado em desenvolver competências.
Não é possível formar professores/as sem fazer escolhas e estas têm profunda imbricação com o modelo de sociedade e a concepção de ser humano. Essas escolhas mudam a finalidade da escola, assim como o papel do professor. Será diferente se
optarmos por uma instituição de formação que desenvolve a autonomia ou o conformismo. Os paradigmas da centralidade no conteúdo ou na técnica/competência indicam a instrução ou instrumentalização dos sujeitos envolvidos. Elas adaptam o sujeito. Compreender melhor como esses dois “paradigmas” se manifestam e suas implicações na ação docente e no modo como nossos/as professores/as são formados/ as leva-nos a tecer algumas considerações sobre o que pensamos ser fundamental
a fim de fugir de um e de outro paradigma, propondo elementos para pensar a formação de professores que permita problematizar, refletir a ação docente numa relação sempre tensional e inovadora entre teoria e prática, entre um saber e um
saber fazer. Nesta perspectiva, a dimensão da pesquisa como forma de criar e recriar teoria e prática exige dos sujeitos implicados uma capacidade de colocar-se dentro, por dentro do processo. Eis o grande desafio formativo.

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Publicado

2021-04-17