O PAPEL DO PROFESSOR REFLEXIVO NA AÇÃO DOCENTE INTERAGINDO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO EDUCANDO
Palavras-chave:
Ação docente reflexiva, Processo de aprendizagem, Reflexão sobre à práticaResumo
Este artigo trata da importância do papel do professor reflexivo na ação docente. O principal objetivo deste artigo é avaliar o resultado da ação reflexiva do professor na construção do conhecimento do educando. Trata-se de uma atividade de provocar
a necessidade de revisar as atitudes comportamentais dos profissionais na área da educação, identificando como o educador cria condições para tornar-se reflexivo. Abordam-se aqui os três aspectos destacados e apoiados por Dewey, ou seja, reflexão da prática, reflexão da ação e reflexão sobre a prática. A partir do estudo desses pressupostos, procura-se conceituar cada um e conhecer a forma como um profissional pode tornar-se reflexivo. Refletir remete a um estado introspectivo do pensar, abordando situações problemáticas vivenciadas diariamente, buscando compreendê-las e, com isso, tentando criar alternativas que auxiliem no processo educativo, interferindo na construção da aprendizagem. Refletir sobre a ação é tão importante quanto saber executá-la, observando o que precisa ser aprimorado.