FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AUTÔNOMAS

Autores

  • Arnaldo Nogaro Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - URGS
  • Viviane de Vargas Geribone Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada - URI

Palavras-chave:

Formação de professores, P´raticas pedagógicas, Autonomia

Resumo

O presente artigo resulta de uma revisão bibliográfica cujo objetivo é construir uma reflexão em torno do tempo vivido hoje por estudantes e professores na escola, mais especificamente uma problematização do papel e da responsabilidade no professor
na condução do processo pedagógico. Sem dúvida trata-se de um tempo diferente, contemporâneo, com características sui generis que possibilita aos estudantes a prática de atitudes e comportamentos até então não vividos no ambiente escolar, o que
deixa os educadores em alerta e põem em xeque o seu preparo e formação para lidar com tais situações. O que temos percebido é o professor colocando-se na defensiva e responsabilizando os estudantes pelo quadro vivido, no entanto, acreditamos que
o mais fecundo e profícuo seria o professor deixar de querer mudar o estudante e mudar-se a si mesmo, criando alternativas e formas mais equânimes de responder a tais situações. Este, talvez, seja o grande desafio posto aos educadores hoje.

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Publicado

2021-04-17