PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UM PROCESSO DE PRÁXIS
UM PROCESSO DE PRÁXIS
Palavras-chave:
Projeto político-pedagógico, Sujeito, ProcessoResumo
O Projeto político-pedagógico é parte integrante do processo de planejamento da escola, o qual lhe garante uma identidade própria que se expressa nas práticas pedagógicas de seus indivíduos. Sendo assim, o estudo que segue, consiste numa pesquisa
bibliográfica do processo do projeto político-pedagógico, na perspectiva da práxis pedagógica e da educação libertadora. Por isso, busca compreender por que e para que um projeto político-pedagógico, como se dá sua construção/reconstrução e quem faz parte da mesma. Entende-se que um projeto de escola tem caráter pedagógico e político, condições de sua sobrevivência. O apoio econômico e legal também são necessários. Para a efetivação da pesquisa, utiliza-se como metodologia, o estudo bibliográfico. O texto aborda três itens principais, sendo: a) por que e para que um projeto político-pedagógico; b) construindo um projeto político-pedagógico; c) os sujeitos do projeto político-pedagógico, os quais constituem um referencial teórico com base em autores que abordam a temática. Há condições que possibilitam a vigência e a qualidade do processo de um projeto político-pedagógico, na perspectiva da educação libertadora, tais como: a formação continuada dos educadores; a existência de um grupo dinamizador coordenando o processo de forma participativa e democrática; uma constante ação-reflexão da prática pedagógica; avaliação permanente do processo pedagógico; leitura e abertura para o mundo, realizando análise de fatos e acontecimentos objetivando respostas frente aos desafios do mesmo; exercício do poder-serviço; atitude e ações permeadas pelo diálogo; respeito pelo processo dos indivíduos; problematização e investigação como base de todo o processo, dentre outros, referidos no decorrer do texto.