UMA NOVA ESCOLA PARA UM NOVO PERFIL DE ALUNO
Palavras-chave:
Educação, Pós-modernidade, TransdisciplinariedadeResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da adoção de uma postura transdisciplinar nos processos de ensino-aprendizagem para que se possa alcançar uma proposta educacional mais humanizadora. De acordo com a literatura pesquisada, a humanidade passa por um processo de transição de épocas, o que causa uma sensação de insegurança, instabilidade e de uma profunda incerteza quanto à forma de agir e de cultivar valores. Dessa forma, o sistema educacional em sua estrutura fragmentada já não comporta as necessidades dessa nova sociedade em processo de formação. Portanto, impera a necessidade das escolas proporem uma cultura de aprendizagem integradora, capaz de fazer com que os sujeitos desse processo possam se reconhecer como responsáveis por sua própria história. Assim, o estudo apresenta a postura transdisciplinar e a formação continuada de professores como alternativas para transformar a educação em uma verdadeira ação emancipatória e de prática de liberdade.