EDUCAÇÃO NO CAMPO:
DA EXPANSÃO À NUCLEAÇÃO
Palavras-chave:
Educação no campo, Expansão, NucleaçãoResumo
A educação desenvolvida no meio rural ou no campo foi relegada ao esquecimento desde o início da história da colonização brasileira. Com o crescimento demográfico e econômico, o campo tornou-se alvo de interesse por concentrar grande parte
da população e por ser área de desenvolvimento de atividades produtivas. Neste contexto, a educação no campo passa a sofrer o processo de expansão, e o ensino rural chega a grande parte dos recantos deste país. Decorrido quase que um século, observa-se um movimento contrário: o de nucleação das escolas do campo. Também contrária é a situação do campo, com a concentração das atividades econômicas no meio urbano a tendência, que já se confirma, é de que a população urbana supere a rural. Ambos os movimentos são fruto da legislação vigente nos períodos em que ocorrem, porém, os discursos oficiais escondem seus reais interesses que são movidos por demandas econômicas. Tanto no movimento de expansão como no de nucleação, não são observadas maiores preocupações com a qualidade do ensino a ser ministrado nem tampouco com a identidade cultural dos sujeitos nele envolvidos: os habitantes do campo. Ao elaborar-se este estudo investigativo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a literatura base se constituiu em dados coletados junto a legislação e a pesquisas já realizados nesta área.