Painel proposto no Marau Emprega trouxe um outro olhar para o conceito de inovar
A Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, Fabe, participou na noite desta sexta- feira, do Fórum Municipal do Trabalho e Qualificação Profissional. O evento fez parte da programação da segunda edição do Marau Emprega, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, ACIM, e do Comitê do Trabalho e Qualificação Profissional.
O Fórum, que foi mediado por Ronaldo Poletto, teve como tema a Inovação no Mundo do Trabalho e contou com a participação do diretor da Fabe, prof. Dr. Edemilson Brandão, que frisou a importância de não atrelar a palavra apenas à tecnologia. “Inovar não é mudança e sim a razão da mudança. Inovação gera mudanças. É uma nova perspectiva de ver as coisas, pensamentos e ideias. Inovar é uma nova postura, que abre perspectivas e gera uma sinergia entre pessoas com o mesmo objetivo de fazer a diferença”, apontou Brandão.
O diretor destacou que se pode trabalhar a inovação sem grandes gastos com resultados, focando na criatividade e assim elevando uma empresa a um novo patamar de desenvolvimento. “É muito importante desassociar a ideia de inovação da tecnologia, robótica e da ficção científica. Muitas empresas podem e devem promover grandes mudanças em suas instalações apenas ouvindo seus funcionários que pensam processos de forma diferente”, pondera Brandão.
Para finalizar, o diretor ressaltou que inovar é posicionar-se em relação ao futuro, imaginar cenários e construir ideias novas. “Tanto as ideias criativas como a inovação estão ligadas com a criação de algo novo, porém uma é idealizada e a outra é ação. Existem muitas oportunidades de negócios e que precisam que ideias sejam colocadas em prática”, pontua Brandão.
Participaram também do 1º Fórum Municipal do Mundo do Trabalho e Qualificação Profissional, com a finalidade de levar até a comunidade estudantil e empresários a reflexão acerca do mundo do trabalho, suas novas configurações, seus acessos e os novos avanços para a modernidade, o Presidente da ACIM, Gustavo Ferreira, o diretor Geral da Cesurg, Leandro Paludo, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Casanova e o vice-prefeito de Marau, Rui Carlos Gouvêa.
Foto: Liliana Crivello/Fabe
Fórum encerrou as atividades do Marau Emprega