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Pedagogia - Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Pedagogia - licenciatura deverá estar apto a:

1. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa,equânime, igualitária;
2. Compreender, cuidar e educar crianças de zero a dez anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
3. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiverem oportunidade de escolarização na idade própria;
4. Trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
5. Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
6. Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
7. Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos dadático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
8. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa e a comunidade;
9. Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
10. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixa geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
11. Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
12. Participar da gestão das instituições contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
13. Participar da gestão da instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;
14. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos;
15. Utilizar com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
16. Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações   legais que lhe caibam implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação à instâncias competentes.

Caracterizará em seu perfil além do educador crítico transformador da realidade por meio da ação-reflexão-ação , o educador facilitador do processo ensino-aprendizagem e mediador da produção científica.
    
Os padrões de qualificação exigidos para o exercício profissional e emprego no campo da educação escolar estão cada vez mais elevados, em todo o mundo e, em particular, no Brasil. Neste, a formação em nível superior, para atuar na Educação Básica, é uma exigência da Lei n.º 9394/97. O desempenho dos alunos, dos docentes e da escola passou a ser avaliado permanentemente, em razão das demandas e exigências da sociedade contemporânea. É fundamental, portanto, eliminar, através de qualificação a curto e médio prazos, os professores e técnicos sem qualificação e titulação adequada. Novas tecnologias estão a exigir constantes mudanças nas capacidades e competências essenciais para o bom desempenho na área, tornando a formação inicial parte integrante da formação permanente e do processo de profissionalização e desenvolvimento docente. Para manter-se competitivo nesse ambiente de demandas exigentes e desafiantes, é necessário que a força de trabalho seja muito bem qualificada. Para que ocorram as mudanças que se espera, é essencial, também que se tenha qualificação e eficiência na organização e gestão educacional e no trato das questões educacionais, nas  instituições escolares e empresariais.

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