fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Pedagogia

 

 botão inscreva-se aqui

A paixão pelo conhecimento promovido pelo curso de Pedagogia da FABE Marau representa os melhores diferenciais para uma atuação de destaque na sociedade:

 

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

O Curso de Pedagogia da Associação Brasiliense de Educação teve sua autorização através da Portaria do Ministério da Educação nº 1017/05 publicada no DOU, em 30 de março de 2005. 

COORDENAÇÃO:

Profa. Me. Raquel Ardais Medeiros Ferlin

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar a teoria profissional e a prática nos espaços educativos formando profissionais habilitados para atuar no ensino, na organização, na elaboração de projetos educacionais e na produção e transmissão do conhecimento. A docência é a base de sua formação e identidade profissional, capacitando profissionais para atuar no magistério, planejamento, gestão educacional e na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais formais e não formais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Promover formação teórica-metodológica de qualidade no interior das relações teórico-práticas;
  • Promover a formação teórico-crítica no âmbito das possibilidades de intervenção professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno;
  • Contribuir para a formação docente, como qualificação político-pedagógica e cultural;
  • Proporcionar benefícios para a prática educacional transformadora, por meio de metodologias de ensino inovadoras;
  • Contribuir com a construção de uma sociedade democrática e igualitária;
  • Participação coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, com presença em diferentes contextos da prática profissional.
  • Estabelecer relações de parceria e colaboração com a comunidade em que vivem e operam os alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola.

PERFIL DO EGRESSO:

Profissional com perfil de educador crítico, transformador da realidade por meio da ação-reflexão-ação, educador facilitador do processo ensino-aprendizagem e mediador da produção científica.

DURAÇÃO: 8 semestres.

RECURSOS DISPONÍVEIS:

A FABE Marau é estruturada por três prédios com mais de 26 salas de aula; dois miniauditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com datashow fixos e smart tvs; biblioteca física e virtual com mais de 25.000 exemplares; sala de coordenação; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.

CORPO DOCENTE:

Jonas

Prof. Me. Jonas Balbinot

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em História pelo programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo - PPGH-UPF (2008). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo UPF (2005). Desenvolve pesquisas relacionadas a história política e história regional, com ênfase em relações de poder e história do Rio Grande do Sul. É professor da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, atuou nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ensino de História.

http://lattes.cnpq.br/5693516787737194

Imagem do WhatsApp 2023 07 25 às 17.17.12 4

Prof. Dr. Josué Rodrigues Frizon

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutor em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Letras (Universidade de Passo Fundo, 2014); Licenciatura em Letras Português/Inglês e Literaturas (Universidade de Passo Fundo, 2009).

http://lattes.cnpq.br/1181456863935552

 

Imagem do WhatsApp 2023 07 25 às 17.17.11 1

Profa. Me. Raquel Ardais Medeiros Ferlin

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Pedagogia - Anos Iniciais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2006). Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2009). Mestre em Educação - Universidade de Passo Fundo-UPF. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Gabriel Taborin, Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuou principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Gestão escolar, Didática, Inclusão, Políticas Públicas e Formação de Professores.

http://lattes.cnpq.br/0732954060735056

Imagem do WhatsApp 2023 07 25 às 17.17.11 

Profa. Dra. Roberta Bassani Federizi

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutora em Letras (2017). Mestre em Educação (2008) pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Arte-Educação (2000). Especialista em Arteterapia, Educação e Saúde (2002). É graduada em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas. Professora da Prefeitura Municipal de Marau, e professora do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino. Foi docente na área de educação ensino superior da FABE- Faculdade da Associação Brasiliense de Educação-Marau, no curso de Pedagogia. Professora de língua e cultura italiana no Centro de Referência da Criança e do Adolescente-AABB Comunidade-Marau.Tem experiência na área de Artes, da cultura italiana, música, educação e arteterapia. Publicou os livros: "Música folclórica italiana, cultura e identidade", "Salame: uma história de sucesso em Marau", "Frei Exupério de La Compôte:

http://lattes.cnpq.br/3728204907468202

Estrutura Curricular - Clique aqui