Instituto dos Irmãos da Sagrada Família

imagem gospel m

O Instituto dos Irmãos da Sagrada Família – I.S.F. foi fundado pelo francês Ir. Gabriel Taborin, no século XIX. É um Instituto de Irmãos Leigos, que se dedicam a vários trabalhos como a educação, a catequese e a liturgia. Foi aprovado pelo Papa Gregório XVI no ano de 1841. Tem como modelos a Sagrada Família de Nazaré. O espírito peculiar do Instituto é o “Espírito de Família”. Seu carisma pode ser resumido neste lema: Na Oração, no Trabalho e no Amor: a Paz!

irmao gabriel taborin m

O Irmão Gabriel Taborin, nasceu em 1799 e morreu em 1864. É o fundador dos Irmão da Sagrada Família.

A INSTITUIÇÃO PELO MUNDO

Os Irmãos da Sagrada Família estão presentes hoje nos seguintes países: França, Itália, Espanha, Uruguai, Argentina, Brasil, México, Burkina Fasso, Benin, Costa do Marfim, Índia, Filipinas, Colômbia e Equador. Em todos estes países possui uma ampla experiência na área educacional, atendendo a milhares de alunos.

O ESCUDO

O escudo é a identificação da Instituição em todo mundo. Este escudo trás na parte de cima o nome e as iniciais da Sagrada Família. O quadro apresenta quatro pequenos quadros: o azul com a estrela de Nazaré. O quadro de baixo, a direita, com a colméia, símbolo do trabalho em equipe. Os outros dois quadros são preenchidos com símbolos de cada Instituição local. Na parte de baixo o lema Institucuonal: na oração, no trabalho e o amor, a paz.

REDE SAGRADA FAMÍLIA NO BRASIL

Os Irmãos da Sagrada Família do Brasil são responsáveis por uma rede de colégios e faculdade, que espalhados pelo Brasil, atendem a muitos alunos, das mais diversas idades e classes sociais. Fundados na França pelo Irmão Gabriel Taborin, os Irmãos dedicam-se desde o começo do século XX, a educação, partilhando este carisma educativo com inúmeros colaboradores. No Brasil a rede educativa Sagrada Família possui o nome jurídico de Associação Brasiliense de Educação – ABE. Esta é a mantenedora de todos os colégios Sagrada Família e Gabriel Taborin no Brasil, bem como da Faculdade FABE.

A rede de colégios dos Irmãos da Sagrada Família no Brasil estende-se por vários lugares no Brasil. Em Passo Fundo, RS, é mantida uma residência aonde são recebidos grupos de pessoas para retiros, encontros e jornadas de formação. Também é a sede dos Irmãos no Brasil. Em Itapiranga, Santa Catarina, os Irmãos mantêm uma Casa de Formação e um Colégio a nível de Ensino Médio. Em Ibema, no Paraná, a rede possui outro colégio que atende alunos de Educação Infantil até o Ensino Médio. O mesmo acontece com o Centro Educacional Sagrada Família do Distrito Federal, em Brasília. Em Marau, RS, está estabelecido o colégio Gabriel Taborin e também a FABE, Faculdade da Associação Brasiliense de Educação. Neste educandário atendem-se alunos do jardim até a Pós-Graduação.

A sede Provincial dos Irmãos no Brasil está em Passo Fundo - RS
sede m

As Fraternidades Nazarenas

Um Projeto de vida para cristãos e cristãs leigos que querem viver o Evangelho com "olhos nazarenos".

• Se desejas viver com mais radicalidade tua fé.
  • Se buscas a paz e a alegria pascais.
  • Se estás disposto a entregar-te a quem te necessite.

Os Irmãos da Sagrada Familia te oferecem:

• Um plano de vida de "especial entrega", inspirado na Família de Nazaré, dentro da situação familiar, social e profissional em que vives, conservando teu caráter laical.
  • Uma vida cristã "marcada pela espiritualidade e o carisma" do Irmão Gabriel Taborin.

A Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, descobrirás "No espírito de família", próprio da FRATERNIDADE.
Nossa Proposta vai dirigida:

• A homens e mulheres dispostos a viver generosamente as exigências de seu Batismo.
  • A pessoas que optaram pelo matrimônio e tentam fazer dele um sinal de amor, entrega e serviço.
  • A jovens de ambos os sexos que preparam seu futuro como leigos comprometidos.

Para maiores informações dirigir-se: Às Comunidades de Irmãos da Sagrada Família.

A MISSÃO

O carisma do Instituto dos Irmãos da Sagrada Família é uma inspiração constante e uma indicação precisa para aqueles que desejam partilhar hoje o seu projeto. Leigos e religiosos participamos da mesma missão partilhada, tanto na escola como na catequese e na animação litúrgica. Nazaré é nosso modelo e nossa força. Estamos chamados a atualizar e prolongar o dinamismo familiar de Nazaré na oração, no trabalho e no amor.

Vice-ProvÍncia: Nossa Senhora Aparecida

Marau: Colégio Gabriel Taborin