• graduação

Pós-graduandas da FABE visitam Mundo da Leitura

A arte é expressão dos momentos mais íntimos e intensos do saber, das vivências, sensibilidade e criatividade, sendo que seu autor pode dispor de vários instrumentos, materiais e técnicas. Entre tantas manifestações a literatura se apresenta “recheada” de histórias, personagens, cores, enredos, situações que nos transportam ao espaço de onde surgiu. E na pós em Arte: Educação e Terapia da FABE, através da disciplina de Literatura: Contos, Contação e Sonorização de Histórias, ministrada pela Professora Ms. Fernanda Brandoli, as acadêmicas visitaram o Mundo da Leitura da UPF, e lá puderam além de conhecer um belo espaço e seus acervos, aprender formas leitoras e apreciar uma representação com teatro de sombras do conto “O rosto atrás do rosto” de Marina Colassanti.

 

A cada cena, as performances e sonorizações tornavam o enredo mais interessante e alvo de discussões. Marcantes os entrelaçamentos entre os personagens e os mitos junto a riqueza dos elementos cênicos. A vivência possibilitou diversos questionamentos sobre estética, arte, comportamento, mitos, como contar histórias e envolver os participantes. A literatura está a disposição de todos, e todos sabemos que não somos mais os mesmos após a leitura de qualquer história, por mais simples que possa parecer.

 

Enfatizamos que praticar a leitura e a contação de histórias nos mais variados espaços, é a possibilidade de vislumbrar que a atitude seja promotora de outras, sucessivas e mais prazerosas. É importante o despertar da curiosidade das pessoas, em especial das crianças que, através de um universo imaginativo, recriam as cenas, realçando histórias e envolvendo-se com o que há de melhor: a arte.

Texto: Roberta Bissani Federizzi

Agenda da Fabe

webgiz enade edital2013 webmail img incubadora politica descontos fies prouni