Rede SAFA promove encontro com Educadores

Nos dias 07 e 08 de setembro, na cidade catarinense de Itapiranga, aconteceu o sétimo  Encontro de Educadores da Rede SAFA. Com o tema Tecer Redes, consolidando vínculos, estiveram reunidos educadores das unidades de Brasília - DF, Ibema - PR, Itapiranga - SC e Marau - RS, para discutir relevantes temas do universo educacional.

O grupo participou inicialmente do desfile cívico da Independência na área central da cidade. Na abertura do encontro no auditório da Escola Municipal Funei, os participantes foram acolhidos com a visita do Secretário Municipal de Educação, do representante do governo do estado de Santa Catarina e as soberanas da 40ª Oktoberfest.

Os trabalhos previstos na programação foram conduzidos na fase inicial pelo responsável da Equipe de Titularidade, Amarildo Bolis, Provincial Ir. Nestor Achigar e o Conselheiro da Província Ir. Ernani Welter. Para a abordagem do tema foi convidado o Assessor Valter Zancanaro que destalhou sobre a importância do funcionamento dos procedimentos em sistema de rede, como é a proposta da Rede Safa. Os participantes encerraram as atividades participando de celebração religiosa na  matriz da Paróquia São Pedro Canísio.

No sábado os trabalhos foram retomados com a reflexão “O sal da terra e a luz do mundo” com Irmão Jorge Wohlfart. Nos momentos de reflexão o grupo de Jovens SAFA, veiculado ao Ensino Médio do Colégio Sagrada Família de Itapiranga realizou a animação. Bem como, esteve auxiliando na organização geral do evento.

Com a proposta de incentivar e investir na formação dos educadores, a temática proporcionou espaços de debates para avaliar e projetar ações nas áreas: administrativa, de pastoral, comunicação e pedagógica.  O encontro foi finalizado com jantar de confraternização no começo da noite de sábado. Fico acertado que o oitavo Encontro de Educadores da Rede SAFA acontece em 2020 em Marau.