Socializando experiências na Gestão Educacional

Uma das disciplinas desenvolvidas no Curso de Pedagogia é Organização e Gestão na Educação, a qual está sendo ministrada neste semestre pela Professora Ms. Jeci Bisolo, no VII nível. Esta quer ser um espaço que possibilite o desenvolvimento do conhecimento na área da gestão da educação, uma vez que uma das habilitações previstas pelo curso é capacitar os egressos para que possam desempenhar funções em áreas de gestão escolar.
   A partir disso, visando ampliar os conhecimentos teóricos e práticos no que diz respeito à dimensão da Organização e Gestão da Educação – Escola, realizou-se um painel no dia 19 de junho, que teve como objetivo principal a socialização de práticas na gestão escolar, exercida na função de Direção, Coordenação Pedagógica exercida no espaço escolar e na Secretaria de Educação, Professor(a). Participaram deste, sete pessoas que, por períodos maiores ou menores, exerceram e exercem estas funções.
     Dentre outros elementos, foram abordados aspectos que envolvem a gestão escolar no âmbito da escola e do Sistema de Ensino Municipal de Marau: como foi que assumiu e o que significa assumir tal função; tempo que atua na função; como se constitui a gestão da educação – escolar; setores que fazem parte da SME e sua função; escolas que compõem e são atendidas pela rede municipal; número de alunos atendidos em cada modalidade; desafios enfrentados em exercer a função de gestor da educação. O que consideras que precisa saber, conhecer, aprender um gestor da educação; qualidades, competências, habilidades que precisa ter uma pessoa para bem desempenhar a função de gestor da educação, dentre outros.
     Agradecemos aos painelistas pela colaboração no processo formativo dos (as) acadêmicos (as) da FABE.