Quais os caminhos para a construção da sucessão familiar na agricultura? Encerramento das atividades de 2017 do Projeto #FABEnocampo

No dia 13 de dezembro, foi realizado na Fabe, o encontro de encerramento das atividades do ano de 2017 do Projeto #FABEnocampo. Esse projeto tem como objetivo promover ações para incentivar os jovens a permanecerem no campo. Desse modo, durante o ano de 2017 foram realizados encontros com os oitavos e nonos anos das escolas do interior de Marau: Ernesto Dornelles – Veado pardo, Frei Benjamim- Laranjeira e Henrique Dias- São Caetano. Estiveram presentes os alunos juntamente com seus pais, professores e direção das escolas.

Durante o ano foram realizadas discussões com o intuito de contribuir na formação sob a ótica gerencial das propriedades rurais. Para tanto, foram discutidos e trabalhados os seguintes assuntos: A importância do trabalho no campo, o sentido do trabalho, o trabalho em equipe, a gestão de conflitos entre as diferentes gerações, o empreendedorismo no agronegócio: estratégia, marketing e finanças. Além disso, durante o ano, os alunos tiveram a oportunidade de visitar propriedades gerenciadas por jovens, bem como, foram desafiados a construírem novos negócios no agronegócio, que culminou com a apresentação das maquetes no encontro do dia 13/12.

Este encontro foi marcado pela participação dos doutores Vitor Hugo Oltramari e Matheus Rigo Longo, que explanaram sobre a construção da sucessão familiar na agricultura. Destacou-se a importância da família e do trabalho em conjunto para que essa construção de sucessão seja iniciada desde cedo e para que se evitem problemas futuros no processo sucessório, principalmente de ordem jurídica. O evento contou ainda com a participação da egressa do curso de Administração da Fabe, Nairane Perin Andreola que relatou aos presentes a sua trajetória e o sucesso que vem obtendo por meio da atividade leiteira. A jovem saiu do meio rural, estudou, trabalhou na cidade, decidiu voltar ao meio rural e junto com o esposo Benhur da Silva Andreola, investiram na produção de leite pelo método de manejo Compost Barn. O casal dedicou-se então a essa atividade, que hoje já possui certificação pelo Programa Alimento Seguro e busca ampliar a produção leiteira e o plantel no próximo ano.

Por fim, foi eleito, por meio de uma comissão avaliadora, o NEGÓCIO DESTAQUE de 2017 do Projeto #FABEnocampo. Em primeiro lugar, foi eleita a equipe 100% Organic, formada por alunas da escola Ernesto Dornelles da comunidade de Veado Pardo. Contudo, faz-se necessário destacar que TODOS os alunos que participaram desse projeto, desenvolvendo seus trabalhos são VENCEDORES, uma vez que o fato de aceitarem a proposta e estarem abertos ao processo de construção do conhecimento os torna campeões.

A FABE agradece a todos que abraçaram este projeto, especialmente a Secretaria da Educação do Município de Marau, as Direções e Professores das escolas Ernesto Dornelles, Frei Benjamim e Henrique Dias e aos acadêmicos do curso de Gestão do Agronegócio.