• Direito_na_FABE

• /pos-graduacao

Acadêmicas de Pedagogia visitam a região das Missões

No dia 25 de novembro de 2017, o VI nível do curso de Pedagogia da FABE realizou visita de estudo na região das Missões Jesuíticas Guarani. A visita foi organizada pelas disciplinas de FTM de história, ministrada pela Professora Márcia Carbonari e pela disciplina de FTM de artes, ministrada pela Professora Roberta Bassani Federizzi. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Antropológico Diretor Pestana, de Ijuí, Museu Municipal e Catedral Angelopolina de Santo Ângelo, a Fonte Missioneira, Museu das Missões e Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo na cidade de São Miguel das Missões.
     As missões ou reduções foram aldeamentos indígenas criados e administrados por padres jesuítas, entre os séculos XVII e XVIII. Na chamada segunda fase, entre 1680 e 1750, foram criados sete novos aldeamentos na região da bacia do rio Uruguai: São Borja (1682); São Nicolau, São Miguel e São Luís Gonzaga (1687); São Lourenço (1691); São João (1697); e Santo Ângelo (1706).
     Estes aldeamentos eram administrados por jesuítas construídos segundo um mesmo plano, onde moravam até quatro mil indígenas em média, sendo que São Miguel chegou a ter 8 mil. O centro da redução era a praça e a Igreja. Ao lado alinhavam-se as oficinas, a escola, a igreja, o cemitério e a casa das viúvas e órfãos, o cotiguaçu. A escola tinha um pátio central com salas de aula, refeitório e cozinha e era destinada aos meninos que se alfabetizavam. Nas oficinas eles aprendiam música e canto e dedicavam-se ao aprendizado de algum ofício. Tipografia, escultura, pintura, tecelagem, metalurgia, música e canto foram alguns dos setores incentivados pelos missionários. Atrás da igreja se estendiam o pomar e a horta. As moradias dos Guarani se erguiam do outro lado da praça e possuíam varandas. O aldeamento contava ainda com uma portaria, uma hospedaria, uma prisão e um relógio de sol.
     O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, situado na cidade de São Miguel constitui o sítio mais importante e melhor preservado do conjunto dos Sete Povos das Missões, no Brasil. O sítio de São Miguel das Missões foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. O destaque é dado aos vestígios remanescentes da Igreja construída em pedra gres, entre 1735 e 1745 e ao Museu das Missões que guarda uma coleção de esculturas sacras em madeira que pertenceram às reduções dos Sete Povos.
     Pela riqueza cultural e histórica presente neste território gaúcho, é importante conhecê-lo, conteúdo fundamental para todos aqueles que atuam na docência, aqui em especial os acadêmicos do curso de Pedagogia da FABE.