• Direito_na_FABE

  • graduação

  • /pos-graduacao

Cursos de Gestão da FABE participam de visita técnica na Cooperativa Santa Clara em Carlos Barbosa-RS

 

     No dia 08 de novembro, os acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão do Agronegócio e Gestão de Recursos Humanos da FABE, acompanhados pelos professores José Pretto da Silva e Edgar Chimento, participaram de uma visita técnica na Cooperativa Santa Clara, na cidade de Carlos Barbosa-RS. A visita na cooperativa tinha como objetivo compreender e conhecer as práticas cooperativistas, uma vez que a organização em questão é uma das cooperativas mais antigas do estado, com 105 anos de atividade no ramo do leite.

     Durante a visita os acadêmicos puderam conhecer um pouco da história, organização e práticas de gestão da cooperativa, além da visita à indústria. Na visita à indústria, tiveram informações sobre o processamento do leite longa vida e da produção de queijos. Observaram ainda alguns processos produtivos robotizados, bem como, os controles necessários para que a empresa mantenha o padrão de qualidade em todos os seus produtos.
     Pela parte da tarde, os acadêmicos visitaram ainda, a Vinícola Miolo e a Vinícola Aurora. Essas visitas tinham como intuito compreender o processo de fabricação de vinho e também as ações empreendedoras que tornaram a cidade de Bento Gonçalves referência na área vinícola.
     Conforme relato da acadêmica do curso de Gestão do Agronegócio, Isadora Foiato, [...] “ A experiência foi única. Conhecer o processo produtivo de industrialização de leite e uva nos auxilia a entender porque há tanta diferença de preço pago ao produtor até chegar ao consumidor final. Há muita tecnologia envolvida nesse processo.” Já para a aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos, Daiane Borba, “Enquanto consumidora foi ótimo observar as práticas das empresas, uma vez que percebe-se que a qualidade é considerada por todas as empresas. Como acadêmica, a visita foi essencial para associar asa teorias aprendidas em sala de aula com as práticas desenvolvidas pelas empresas.”A acadêmica do curso de Administração Maiara Tramontina destacou a preocupação da cooperativa com os seus associados: “ [...] foi uma aula de gestão de pessoas, uma vez que a organização se preocupa com seu associado, incentivando e auxiliando no crescimento de sua produção, proporcionado dias de campo, profissionais capacitados, cursos de informática entre várias outras oportunidades. Um ponto importante é que a empresa incentiva os seus associados que as propriedades rurais devem ser administradas como uma empresa. Além de agregar no conhecimento acadêmicos essas atividades contribuem também no desenvolvimento pessoal dos alunos e na integração dos cursos de gestão.”
     Essas atividades fazem parte da estratégia pedagógica dos cursos da FABE, associar as teorias com as práticas desenvolvidas pelas empresas de sucesso.
     Venha fazer parte da família FABE você também. Agende sua prova do vestibular pelo 3342-8301.

 

 

Agenda da Fabe

webgiz enade edital2013 webmail img incubadora politica descontos fies prouni