fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Notícias

Tecnologia e Educação são debatidas no Curso de Pedagogia

 Foto2

Na semana passada acadêmicas (os) do curso de Pedagogia da FABE receberam o Professor e Doutor em Informática, Adriano Canabarro Teixeira para discutir sobre os desafios e oportunidades o mundo digital e conectado com a educação. Na ocasião, Teixeira observou que vivemos em um tempo em que as tecnologias estão em nossas vidas 24h por dia, seja para o conforto do lar, nossa distração, vida social, saúde, compras e estudos.

Diante disso, ele discutiu o papel do educador nesta era dinâmica e conectada. Contudo, apresentou inúmeras ferramentas pedagógicas que são desafiadoras aos professores, mas que estão sendo utilizadas com facilidade pelos estudantes. Adriano debateu um dos temas polêmicos que envolvem a área da educação, especialmente sobre o uso do telefone celular em sala de aula. Afirmou que precisamos deixar de lado a ideia que o uso do celular atrapalha a aula, ele pode ser um aliado na hora da pesquisa e busca de informações que agregarão a aula e aos conteúdos.

Cabe ao professor orientar o uso deste equipamento e qual os melhores lugares para se pesquisar. Ele enfatizou a importância das metodologias ativas para o andamento das aulas e como elas podem ser aliadas juntamente com as tecnologias, para tornar atividades pedagógicas dinâmicas, significativas e prazerosas.

A palestra fez parte das atividades da Disciplina de Informática Aplicada a Educação, ministrada pela professora Silviani Teixeira Poma.

Categoria: