Gestores de Educação participam de encontro no Curso de Pedagogia

Secretários Municipais de Educação de Marau e Casca estiveram na noite desta quarta-feira, 30 de outubro na FABE para promover dialogo sobre organização e a gestão da educação em nível municipal. A atividade aconteceu no Curso de Pedagogia, através da Disciplina de Organização e a Gestão da Educação, da professora Jeci Bisolo. Na oportunidade participaram do encontro a Secretária Municipal de Educação e Coordenadora Pedagógica de Marau, Simone Costenaro Ribeiro e Maikyeli Orsato Decesaro e do Secretário de Educação e Cultura de Casca Nathan Pastre.

Vários assuntos foram abordados mediante a importância dentro do processo da gestão da educação municipal. Entre os temas esta o princípio da democracia, pela relevância fundamental na condução de um sistema de ensino. Desta forma, existem diversos espaços que contribuem a efetivação do princípio, como os Conselhos Municipais de Educação - CME e os Sistemas Municipais de Ensino - FME, Fóruns Municipais de Educação, Conselhos Escolares e os Círculos de Pais e Mestres e demais conselhos constituídos por representantes dos vários segmentos da educação.

Os gestores explanaram sobre os vários Programas do FNDE – Fundo Nacional de Educação que contribuem para a manutenção da educação municipal, sua origem, funcionamento e prestação de contas, sendo: o PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, o PNAE – Programa Nacional de Alimentação, PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, PNTE – Progama Nacional de Transporte do Escolar, dentre outros. Salientou-se que, além dos recursos oriundos dos programas, os municípios investem recursos livres chegando aproximadamente 38% dos orçamentos municipais.

A abordagem também foi sobre a dimensão da gestão dos Recursos Humanos, os quais são fundamentais para a dinamização e a garantia de uma educação de qualidade. Todos os profissionais sejam; professores, monitores, serventes, merendeiras, motoristas, estagiários e demais colabores são a “peça chave” do processo de gestão. De acordo com a professora Jeci Bisolo a atividade foi de grande aprendizado, devido às experiências e as práticas dos Gestores Educacionais. Além disso, apresentou ampla dimensão entre a teoria e a prática, atendendo o objetivo da iniciativa.

Foto: Ronaldo Antonio Poletto - Assessoria de Comunicação FABE