Slider

Gestão da Produção Industrial

Coordenação: Ma. Adm. Janielen Pissolatto Deliberal

O Curso de Tecnologia em Produção Industrial da Associação Brasiliense de Educação teve sua autorização de funcionamento do Ministério da Educação conforme Portaria nº 1021/17, publicada no D.O.U. de 28 de setembro de 2017.

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produção Industrial tem como objetivo formar o especialista em processos de fabricação. Conhece as particularidades das etapas do processo produtivo. Planeja o layout da linha de produção, gerencia a logística de movimentação do produto na indústria, supervisiona a seleção e o tratamento das matérias-primas, controla a qualidade de processos e expedição.

Objetivos Específicos

  1. Interpretar desenhos eletro-mecânico;
  2. Editar e executar desenhos, utilizando-se de sistemas CAD;
  3. Planejar processos de manufatura, utilizando-se de recursos computacionais de apoio;
  4. Planejar, operacionalizar e administrar a logística industrial;
  5. Adaptar arranjo físico, em função do fluxo de produção;
  6. Determinar os custos de produção;
  7. Desenvolver Projetos de Implantação e implementação Industrial;
  8. Especificar e otimizar o conjunto de máquinas necessário para a produção, em função do tipo de produto e do volume a ser produzido;
  9. Projetar a infra-estrutura necessária para suportar a fabricação, em função das máquinas a serem utilizadas e dos produtos a serem fabricados;
  10. Garantir a Qualidade e produtividade dos processos industriais;
  11. Analisar e controlar os serviços de manutenção;
  12. Analisar e controlar os componentes resultantes de cada processo de fabricação;
  13. Emitir laudos e pareceres relacionados com o processo de manufatura;
  14. Simular a fabricação industrial.

Perfil do Egresso

Atua nas áreas de qualidade, manutenção, processos, produtos e operações. Define processos, tecnologia e projetos na organização industrial. Identifica, controla e calcula os custos diretos e indiretos de fabricação. Diagnostica, otimiza, planeja e controla fluxos de materiais e estoques de produtos acabados. Gerencia equipes no processo de fabricação.

Titulação

Tecnólogo em Gestão de Produção Industrial

Duração

5 semestres.

Avaliação

O sistema de avaliação do processo ensino/aprendizagem se faz através de, no mínimo, três avaliações ao longo do semestre letivo, com base nos conteúdos desenvolvidos no respectivo período para aquelas disciplinas com 4 (quatro créditos) no semestre. Para as disciplinas com menos de 4 (quatro) créditos devem ser aplicados, no mínimo, 2 (dois) instrumentos de avaliação. O acadêmico que obtiver média semestral final igual ou superior a 7,0 (sete) será considerado “aprovado”. Para aquele acadêmico, cuja média semestral final ficar entre 4,0 (seis) e 6,9 (seis ponto nove), será aplicada uma prova final (exame), envolvendo todo o conteúdo semestral, cujo resultado será somado à média do semestre e dividido por 2. O acadêmico que alcançar média igual ou superior a 5,0 estará aprovado.

Recursos Disponíveis

A FABE é estruturada por dois prédios (A e B); 26 salas de aula; dois mini auditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com Datashow fixo; biblioteca com mais de 20.000 exemplares; sala de coordenação; laboratório de práticas administrativas; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.

Corpo Docente

Corpo Docente 2018/01

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular 2018/01

Programação

Programação 2018/01

Curso de Gestão da Produção Industrial - Arquivos para download

Clique nos links abaixo para baixar os arquivos.
Grade Curricular