Slider

Ciências Contábeis

Coordenação:  Prof. Cont. Vinicíus Mello

 O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, teve sua autorização de funcionamento no Ministério da Educação conforme Portaria nº 4233/18, publicada no D.O.U. de 12 de junho de 2018.

Objetivo

Formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos relacionados à contabilidade a fim de que possam atuar nas instituições públicas e privadas junto aos órgãos fiscalizados e de forma a otimizar os processos de captação e investimento dos recursos empresariais. 

Objetivos Específicos

a) Habilitar profissionais generalistas com estímulo permanente a pesquisa e o consequente desenvolvimento do saber, de modo que possa transpor os conhecimentos teóricos para o campo prático e que possam atuar no mercado de trabalho em condições de exercer sua atividade:

  •  De forma autônoma;
  • Associado (inclusive com outras categorias);
  • Funcionário do setor privado ou público;

b) Habilitar profissionais capazes de:

  •  Identificar os principais tipos de entidades públicas e privadas como: empresas comerciais, empresas industriais, prestadoras de serviços, instituições financeiras, entre outras
  •  Estruturar, implantar e gerir sistema de informação contábil como: de contabilidade financeira, custos e orçamentos;
  • Executar trabalhos de escrituração contábil/fiscal, contábil/econômicos, organização e reorganização de rotinas de serviços e seus fluxos;
  •  Elaborar relatórios/demonstrações contábeis oficiais e específicas a cada necessidade administrativa;
  •  Executar trabalhos de conferência, auditoria, perícias contábeis;
  • Analisar, interpretar situações econômico-financeiras, de uma entidade, quer nos aspectos de resultado, finanças, nos custos, nas mutações patrimoniais, diagnosticando causas e efeitos, analisando tendências específicas e conjunturais; sugerindo/propondo alternativas de decisões;
  • Assessorar e emitir pareceres em auxílio ao processo de gestão administrativa, quer no planejamento ou nos controles gerenciais e na tomada de decisão;
  •  Interpretar a legislação comercial/tributária e nela exercer o planejamento tributário.

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Ciências Contábeis é um profissional com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva e visão crítica. Diante dos objetivos da Instituição e do curso, da organização e planificação curricular proposta, das necessidades e realidades regionais, das oportunidades deverá apresentar-se como:

  • Um profissional de postura crítica, frente à dinâmica social, política e econômica, assumindo conscientemente suas decisões, visando ao bem estar comum;
  • Solidário e Ético, buscando a colaboração, o espírito de equipe, a visão humanística através da postura ético profissional. Leal, frente ao juramento profissional e às normas legais, e democrático frente às decisões;
  • Um profissional preparado para descobrir, acrescentar, aperfeiçoar e desenvolver o saber teórico associado à prática, respeitando e aprimorando a estrutura conceitual da Ciência Contábil. Deve estar preparado, também, para assumir uma postura crítica frente às normas legais de nosso país e normas emanadas por entidades de classe.

Além disso, para obter o perfil desejado, o acadêmico do curso de Ciências Contábeis deverá desenvolver, durante o seu processo de formação a visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil e a linguagem inerente às ciências contábeis e atuariais.

Titulação

Bacharel em Ciências Contábeis

Duração

8 semestres

Avaliação

O sistema de avaliação do processo ensino/aprendizagem se faz através de, no mínimo, três avaliações ao longo do semestre letivo, com base nos conteúdos desenvolvidos no respectivo período para aquelas disciplinas com 4 (quatro créditos) no semestre. Para as disciplinas com menos de 4 (quatro) créditos devem ser aplicados, no mínimo, 2 (dois) instrumentos de avaliação. O acadêmico que obtiver média semestral final igual ou superior a 7,0 (sete) será considerado “aprovado”. Para aquele acadêmico, cuja média semestral final ficar entre 4,0 (seis) e 6,9 (seis ponto nove), será aplicada uma prova final (exame), envolvendo todo o conteúdo semestral, cujo resultado será somado à média do semestre e dividido por 2. O acadêmico que alcançar média igual ou superior a 5,0 estará aprovado.

Além desses critérios avaliativos, a prestação da Prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, também será utilizada como uma forma avaliativa do processo de ensino e aprendizagem.

Recursos Disponíveis

A FABE é estruturada por dois prédios (A e B); 26 salas de aula; dois mini auditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com Datashow fixo; biblioteca com mais de 20.000 exemplares; sala de coordenação com duas ilhas de trabalho, na qual os docentes estão dispostos em formato colaborativo; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; laboratório de práticas administrativas e contábeis; salas de direção e coordenação administrativa.

Corpo Docente

Corpo Docente 2018/01

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular 2018/01

Programação

Programação 2018/01